Utopia modernista em tecidos: os designs de têxteis na União Soviética leninista
Palavras-chave:
design ”“ representação social, têxteis bolcheviques, design soviéticoResumo
Após a Revolução de Outubro de 1917, no esforço de colaborar com o Partido Comunista para transformar o país agrário em uma nação industrializada, um grupo de jovens designers ligados à revolução, entre 1927 e 1933, na União Soviética, projetou tecidos temáticos estampados para a utilização em vestuários voltados para a produção de massa. A proposta destes designers era moldar seus compradores em ideais cidadãos soviéticos, já que possuíam como padrões, imagens e símbolos alusivos aos planos de governo. Neste artigo apresento os contextos políticos e artísticos que conduziram essa experiência, identifico os principais temas que permeiaram essas padronagens.
Downloads
Referências
GREEN, Christopher. The Machine. In: WILK, Christopher. Modernism designing a new world. London: V&A Publications, 2006.
HUSBAN, William. Revolution in the Factory, the birth of the Soviet Textile. Oxford: Oxford University Press. 1990.
KACHURIN, Pamela. Soviet Textiles, designing the modern utopia. Boston: MFA, 2006.
KENEZ, Peter. História da União Soviética. Lisboa: Edições 70, 2007.
LODDER, Cristina. Searching for Utopia. In: WILK, Christopher (org.). Modernism: Designing a New World, 1914 ”“1939. London: V&A Publications, 2006.
STRIZHENOVA, Tatian. Soviet Costume and Textiles, 1917-1945. Paris: Flammarion, 1991.
TARABUKIN, Nikolai. From the Easel to the Machine. In: GOUGH, Maria. The Artist as Producer: Russian Constructivism in Revolution. Berkeley: University of California Press, 2005.
TATE MODERN. Rodchenko & Popova: defining constructivism. Londres: Tate Modern, 2009.
YASINSKAYA I. Revolutionary Textile Design. New York: Viking Press, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.