Dispositivos móveis e trabalho em equipe a partir de ambientes colaborativos: um estudo sobre o desenvolvimento do aplicativo Tiê

Autores

  • Daniela Fávaro Garrossini Universidade de Brasília
  • Ana Carolina Kalume Maranhão Universidade de Brasília

Palavras-chave:

m-learning, aprendizagem baseada em projetos, dispositivos móveis, tecnologias de informação e comunicação

Resumo

O presente artigo propõe uma re exão sobre o desenvolvimento de aspectos necessários para a organização das atividades de aprendizagem colaborativa por meio do desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. O objetivo é permitir a utilização, em qualquer lugar e a qualquer hora, em um ambiente de aprendizagem colaborativa. O desenvolvimento do aplicativo é baseado em conceitos do Projeto Based Learning (PBL) como a tecnologia disponível para o processo de aprendizagem através de uma metodologia especí ca para o desenvolvimento de ações voltadas para o apoio e evolução do ensino tradicional em Mobile Learning (m-learning). Este projeto é uma iniciativa interdisciplinar realizada na Universidade de Brasília, incluindo quatro áreas do conhecimento: Design, Comunicação, Artes Visuais e Engenharias, em que os recursos são usados como resultado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento de experiências de colaboração para a educação virtual através de dispositivos móveis.

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Publicado

2016-10-07

Como Citar

Garrossini, D. F., & Maranhão, A. C. K. (2016). Dispositivos móveis e trabalho em equipe a partir de ambientes colaborativos: um estudo sobre o desenvolvimento do aplicativo Tiê. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 1(1), 69–87. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/15753

Edição

Seção

Artigos