Brasília em cartaz: o design gráfico no panorama cultural da cidade

Autores

  • Luiz Fernando Las-Casas Universidade de Brasília
  • Marisa Cobbe Maass Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cartaz. Brasília. design gráfico. Cidade.

Resumo

Nos cinqüenta e quatro anos de Brasília, o texto busca ralatar fatos em boa parte vivenciados, como também histórias ouvidas ao longo desses anos, com a intenção de ser um conjunto de anotações para um estudo mais aprofundado do design grá co de Brasília. Na segunda parte explora a exposição Brasília em Cartaz que reuniu o que há de melhor na expressão contemporá‚nea da arte grá ca brasileira e brasiliense, consistuindo-se de duas mostras:a premiação do concurso nacional de cartazes, dirigido aos estudantes e pro ssionais, indicando os novos rumos do design grá co, e a mostra histórica, garimpada no acervo do Arquivo Público do Distrito Federal e em coleções particulares, reunindo cartazes impressos desde a década de 60 até os dias de hoje e revelando a história cultural de Brasília nos retá‚ngulos coloridos de papel impresso, elaborados por designers-autores e anoÌ‚nimos arte-finalistas da cidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Las-Casas, Universidade de Brasília

Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial.

Referências

Barthes, Roland. . “Rhetoric of the image” in Semiotics: an introductory anthology, edited by Robert Innis. Bloomington, EUA: Indiana University Press, 1985.
Benjamin, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Duarte, R. (org.)” O Belo Autônomo: textos clássicos de estética “. Belo Horizonte: Crisálida Editora, 2012.
Collingwood, R.G. The idea of history. Oxford, RU: Oxford Press, 1946.
Hollis, R. Design Gráfico, Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Ribeiro, Darcy. Universidade de Brasília: projeto de organização, pronunciamento de educadores e cientistas e Lei Nº 3.998 de 15 de dezembro de 1961. Brasília: Ministério da Educação, 1962.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Las-Casas, L. F., & Maass, M. C. (2016). Brasília em cartaz: o design gráfico no panorama cultural da cidade. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 1(1), 53–67. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/15745

Edição

Seção

Artigos