Ensino de Design e Emoção: Uma análise das matrizes curriculares de graduação em Design na Região Sul do Brasil
Palavras-chave:
Design, Emoção, Ensino, GraduaçãoResumo
Os cursos de graduação em Design no Brasil são responsáveis por formar profissionais que tenham como perfil a capacidade de articular habilidades, competências e conhecimentos, tais como visão sistêmica interdisciplinar, capacidade criativa, de expressão e reprodução visual, assim como conhecimento de aspectos econômicos, psicológicos e sociais aplicados a projetos. Neste contexto, o Design e Emoção é um dos campos do design que vem crescendo nas últimas décadas, e este trabalho teve como objetivo examinar o seu crescimento a partir da presença da temática em disciplinas de cursos de graduação nas universidades da Região Sul do Brasil. Realizou-se uma pesquisa documental analisando as matrizes curriculares e as ementas dos cursos de bacharelado e de tecnologia em Design, Design Gráfico e de Produto, e Desenho Industrial. Como resultado, verificou-se que apenas uma instituição conta com disciplina específica relacionada à D&E, indicando a existência de uma oportuna lacuna curricular a ser preenchida.Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.