ANÁLISE DA ABORDAGEM DIDÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO LIVRO GEOGRAFIA ESPAÇO E VIVÊNCIA - 8º ANO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ciga.v11i2.38356Abstract
Um país com uma matriz étnico-cultural tão rica quanto a do Brasil é difícil de se encontrar. Seja pela heterogeneidade de sua formação, tanto em suas origens quanto no intervalo de tempo compreendido, a cultura e identidade brasileiras são resultado de uma fermentação e amadurecimentos de inúmeras etnias africanas, culturas indígenas e costumes europeus. Sendo assim, este artigo propõe a realização de análise crítica de um livro didático, destinado a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir das presenças ou ausências do conteúdo de Geografia e cultura afro-brasileiras. Para tal, é necessário que se analise qualitativamente o material didático ao qual o sistema de ensino está sendo submetido, verificando se ele cumpre tanto a lei 10.639/2003 quanto se instrumentaliza o estudante para o desenvolvimento das habilidades estabelecidas na BNCC. Como o volume traz uma abordagem em escala global, não necessariamente foca nos aspectos constitucionais da população e território brasileiros, embora tal discussão seja levantada em atividades a serem desenvolvidas.