Modernismos e modernidades na literatura e nas artes (Cerrados 59 2/2022)

2021-08-05

Pensar a arte na modernidade é considerar que, desde os finais do século XIX, nada mais foi estável e que os cruzamentos, interações e combinações entre as linguagens (artísticas ou não) se tornaram cada vez mais complexos e inevitáveis. Por isso, tendo por foco os finais do século XIX e o início do século XX, este número da Revista Cerrados se dedicará a refletir e a discutir sobre produções artísticas que, ao longo dessa virada de séculos, reivindicaram e comunicaram, no Brasil e no mundo, os espaços de diálogos, fronteiras e interferências entre as artes.

Época marcada por efervescências, inovações, rupturas e junções artísticas, sabe-se que no limiar desses séculos conviveram – por meio de tensões permanentes – novas e velhas condições de produção artística, interferências entre as artes, Vanguardas e movimentos artísticos modernistas, o que faz desse contexto artístico-cultural um grande palco de reivindicações, ataques e revoluções estéticas.

Expressão das instabilidades e permeabilidades das artes, a virada dos séculos nos fornece inúmeros exemplos de produções que reclamaram novas configurações, romperam com regras artísticas preestabelecidas e se exprimiram em composições híbridas. Interessam, portanto, a este dossiê esses diversos espaços de reivindicações das modernidades crescentes.

De Mallarmé a Apollinaire, dos diálogos aos confrontos entre a palavra e a imagem, das interações fotoliterárias às mesclas com as colagens e o cinema, passando pelas inovações e rupturas teatrais e musicais e pelas Vanguardas na Europa e Semana de Arte Moderna de 22 no Brasil, sem ignorar os seus desdobramentos no futuro da Literatura, da Pintura, da Música, do Teatro, da Fotografia, da Dança e do Cinema, são bem vindas proposições que discutam as novidades e os cruzamentos entre as artes desse período, seja do ponto de vista teórico-metodológico, seja a partir de estudos e análises de obras específicas.

Este dossiê da Revista Cerrados pretende, assim, reunir artigos que abordem e discutam sobre as reivindicações das modernidades, as relações e os diálogos entre a literatura e as artes, bem como sobre produções artísticas localizadas no período destacado que sejam marcadas pela confluência, combinação, interferência e/ou renovação de linguagens.

Comissão Organizadora:

Juliana Mantovani (PósLIT – UnB)

Sidney Barbosa (PósLIT – UnB)

 Prof. Dr. Rémy Lucas (La Rochelle Université).

 

 

Data Limite para envio de artigos: 25/02/2022