Da ignorância ao conhecimento
uma leitura foucaultiana de Édipo-Rei
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_23_4Palavras-chave:
Saber, Édipo-Rei, Michel Foucault, Tragédia GregaResumo
O objetivo deste artigo é analisar de que forma a problemática do saber se desenvolve nas leituras foucaultianas da tragédia Édipo-Rei. Entre a descoberta de si mesmo e a revelação da verdade que liberta Tebas, opera-se em Édipo a passagem da ignorância ao conhecimento, que demarca, por toda peça, um complexo jogo de saberes: saber de escuta e saber da visão; saber longínquo e saber da presença; saber dos reis e saber do fundo das cabanas dos escravos; saber da predição e saber do testemunho; saber que se retira voluntariamente do enigma e saber que se esconde sob o medo e que somente a ameaça consegue extrair. Para Foucault, Édipo é detentor de um conhecimento em excesso que determina seu caráter, seu modo de ação e seu destino.
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