Da ignorância ao conhecimento

uma leitura foucaultiana de Édipo-Rei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_23_4

Palavras-chave:

Saber, Édipo-Rei, Michel Foucault, Tragédia Grega

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar de que forma a problemática do saber se desenvolve nas leituras foucaultianas da tragédia Édipo-Rei. Entre a descoberta de si mesmo e a revelação da verdade que liberta Tebas, opera-se em Édipo a passagem da ignorância ao conhecimento, que demarca, por toda peça, um complexo jogo de saberes: saber de escuta e saber da visão; saber longínquo e saber da presença; saber dos reis e saber do fundo das cabanas dos escravos; saber da predição e saber do testemunho; saber que se retira voluntariamente do enigma e saber que se esconde sob o medo e que somente a ameaça consegue extrair. Para Foucault, Édipo é detentor de um conhecimento em excesso que determina seu caráter, seu modo de ação e seu destino.

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Biografia do Autor

Fabiano Incerti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Filosofia pela PUCSP. Diretor do Instituto Ciência e Fé da PUCPR.

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Publicado

2018-04-17

Como Citar

Incerti, F. (2018). Da ignorância ao conhecimento: uma leitura foucaultiana de Édipo-Rei. Archai Journal, (23), 109. https://doi.org/10.14195/1984-249X_23_4