Commilito et Vir Militaris:
Aspectos bélicos da exaltação do Imperador Romano em Plínio, o Jovem
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_22_4Palavras-chave:
Estoicismo, idealização, principado, tradição, virtudesResumo
Durante a época do principado a imagem do césar buscava afirmar-se por meio de modelos tradicionalmente valorizados pela sociedade romana. Nos primeiro anos do século II d. C., quando o império atingiu sua máxima extenção graças à s recente conquistas do então imperador Trajano, os aspectos guerreiros serviram como importante fator de amparo à figura desse governante. Nesse contexto, o discurso de Plínio, o Jovem, intitulado Panegírico de Trajano destaca os feitos e a postura militar do governante. Com base em uma bibliografia que aponta a importância de ideia morais e políticas fundadas nos valores ancestrais, bem como o papel da filosofia estoica na construção da imagem do príncipe ideal, este artigo pretende apontar alguns aspectos de nossa análise do discurso pliniano. Nele, foi fundamental o elogio das virtudes marciais de Trajano a partir do respaldo fornecido pelas noções de virtus e mos maiorum. Solidamente ligadas à tradição romana, essas ideias presentes na obra em tela visavam fornecer uma imagem de equilíbrio entre os aspectos autocráticos e militares do governante e os anseios da ordem senatorial, que buscava amnter vivas as instituições republicanas sob o sistema do principado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.