Pierre Hadot (1922”‘2010), In memoriam
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_18_8Palavras-chave:
Filosofia antiga, Antiguidade tardia, estoicismo, neoplatonismo, exercícios espirituaisResumo
Este artigo oferece uma apresentação biográfica e bibliográfica da vida e da obra de Pierre Hadot, a qual traça as etapas da sua carreira acadêmica (no CNRS, na École pratique des hautes études e no Collège de France) e as diferentes áreas e fases da sua pesquisa: a patrística latina (Ambrósio e Santo Agostinho), a história do neoplatonismo (Porfírio, Mário Vitorino e em seguida Plotino), o estoicismo (Epícteto e Marcos Aurélio), a compreensão geral do fenômeno da filosofia antiga como modo de vida, com uma atenção particular aos “exercícios espirituais”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.