Pressupostos e implicações éticas da metafísica dialética na Carta Sétima de Platão
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_17_1Resumo
Partindo do fato de que a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer incorporou vários aspectos da filosofia de Platão, objetivamos mostrar isso explorando alguns pressupostos éticos da metafísica dialética. Elegemos como objeto de leitura filosófica a Carta Sétima de Platão do ponto de vista da imbricação entre metafísica dialética e ética. Trataremos de mostrar que a metafísica dialética platônica é tramada pelo movimento ascendente e descendente dos princípios; o primeiro exercício teórico-prático pavimenta a metafísica e o segundo exercício prático-teórico institui a ética. Em linguagem gadameriana, isso se estampa no modo de proceder dialógico da hermenêutica filosófica, sustentada sobre o entrecruzamento permanente entre o percurso da palavra ao conceito e deste à quela. Essas indicações apontam traços de uma concepção de metafísica distinta daquela que foi alvo, correto, de crítica de boa parte da tradição filosófica contemporânea. Fundamentaremos a reflexão explicitando, inicialmente, alguns pressupostos éticos da metafísica dialética, e, num segundo momento, justificaremos que a metodologia própria da metafísica dialética constitui um exercício ético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.