The Visible Cosmos of Dialogues. Some Historical and Philosophical Remarks about Plato in the Late Antique Schools
Palavras-chave:
Platão, Prolegomena, analogia, cosmo visível, cosmo invisívelResumo
Entre os século V e VI d.C., a escola neoplatônica de Alexandria, onde a didática filosófica segue um preciso cursus studiorum, é aberta também aos estudantes cristãos. Não obstante algumas diferenças de natureza religiosa (mas também econômica e política), e em seguida a alguns violentos acontecimentos que golpeiam a cidade egípcia, a escola de Alexandria permanece ligada à contemporânea escola neoplatônica ateniense. E, de fato, os Prolegomena à filosofia de Platão, isto é as lições introdutórias dadas por um professor anônimo para apresentar as características da filosofia platônica, mostram que o método de ensinar Platão é ainda o mesmo. Seguindo a tradição exegética neoplatônica, o texto sublinha que o artefato dialógico, plasmado como um cosmo por Platão, é um instrumento paidêutico que tem o objetivo desviar o olhar do sensível e guiar rumo ao inteligível. Platão, através dos diálogos, eikones do invisível, não cria ilusões, mas contribui para a prática da “assimilação” preenchendo os escritos de maiores conteúdos.
PALAVRAS CHAVES: Platão, Prolegomena, analogia, cosmo visível, cosmo invisível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.