The Visible Cosmos of Dialogues. Some Historical and Philosophical Remarks about Plato in the Late Antique Schools

Autores

  • Anna Motta

Palavras-chave:

Platão, Prolegomena, analogia, cosmo visível, cosmo invisível

Resumo

 Entre os século V e VI d.C., a escola neoplatônica de Alexandria, onde a didática filosófica segue um preciso cursus studiorum, é aberta também aos estudantes cristãos. Não obstante algumas diferenças de natureza religiosa (mas também econômica e política), e em seguida a alguns violentos acontecimentos que golpeiam a cidade egípcia, a escola de Alexandria permanece ligada à contemporânea escola neoplatônica ateniense. E, de fato, os Prolegomena Ã  filosofia de Platão, isto é as lições introdutórias dadas por um professor anônimo para apresentar as características da filosofia platônica, mostram que o método de ensinar Platão é ainda o mesmo. Seguindo a tradição exegética neoplatônica, o texto sublinha que o artefato dialógico, plasmado como um cosmo por Platão, é um instrumento paidêutico que tem o objetivo desviar o olhar do sensível e guiar rumo ao inteligível. Platão, através dos diálogos, eikones do invisível, não cria ilusões, mas contribui para a prática da “assimilação” preenchendo os escritos de maiores conteúdos.

PALAVRAS CHAVES: Platão, Prolegomena, analogia, cosmo visível, cosmo invisível. 

 

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Biografia do Autor

Anna Motta

Graduated at University of Naples Federico II” in Classical Philology and PhD in Late Antique and Medieval Philosophy at  University of Salerno.

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Publicado

2014-01-25

Como Citar

Motta, A. (2014). The Visible Cosmos of Dialogues. Some Historical and Philosophical Remarks about Plato in the Late Antique Schools. Archai Journal, (12), 11. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8399