O páthos trágico de Aquiles
Resumo
Concentrado na Ilíada, de Homero, este artigo examina a possibilidade de se considerar trágico o destino de Aquiles, pela finitude de sua condição mortal. A estrutura da ética heróica grega, da imortalização poética dos guerreiros virtuosos, é questionada por Aquiles, cuja ira e dúvida determinam o futuro da guerra. Este artigo apresenta também a diferença entre os conceitos de trágico e de tragédia, a fim de entender a dimensão trágica na epopéia, sem confundi-la com o gênero literário da tragédia, que a sucedeu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.