Os limites e possibilidades do jogo didático Kallipolis: o jogo dos governos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_32_32Palavras-chave:
Jogo, Platão, República, EducaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as premissas e justificativas que embasam o processo de elaboração e teste do projeto Kallipolis: o jogo dos governos. O projeto consistiu no desenvolvimento de um jogo que tem como objetivo ilustrar e criarum ambiente no qual um estudante ou interessado em filosofia descubra e pense a partir das reflexões que Platão apresenta no oitavo livro d’A República. Em vista disso, primeiro discorremos brevemente sobre os fundamentos filosóficos que embasam a concepção do jogo, isto é, como pensamos os seus elementos a partir do livro VIII d’A República de Platão. Em seguida, explicamos a metodologia que propusemos para sua elaboração e testagem e, a partir do que foi observado no processo de realização dos testes, discutimos e apontamos algumas potencialidades e limitações do jogo em vista de seu uso pelo professor de Filosofia no Ensino Médio.
Downloads
Referências
ANNAS, J.(1981)An introduction to Plato’s Republic. Oxford,Claredon Press.
ARANHA, M.L.de A.; MARTINS, M.H.P.(2009)Filosofando:Introdução à Filosofia. São Paulo,Moderna.
BAYECK, R. (2020) Examining Board Gameplay and Learning: A Multidisciplinary Review of Recent Research. Simulation & Gaming51, n.4, p.411-431.
BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Ministério da Educação.
BRANDWOOD, L.(1976)Word index to Plato. Leeds,W. S. Maney and Son.
BRISSON, L.(2003)Leituras de Platão. Trad. Sonia de Maria Maciel. Porto Alegre,EDIPUCRS.
CHAUI, M.(2014)Iniciação à Filosofia. São Paulo,Ática.
DIXSAUT, M. (2012) Platon: le désir de comprendre.Paris,Librairie Philosophique Vrin.
BURNET, J.(1903)Platonis Opera. Oxford,Oxford University Press.
GALLO, S.(2017)Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo,Scipione.
HADOT, P.(1999)O que é a filosofia antiga?Tradução de Dion Davi Macedo. São Paulo,Edições Loyola.
LOPES, D.R.N. (2016) Platão. Górgias. São Paulo, Perspectiva.
MARQUES, M.P.(2007)Os sofistas: o saber em questão. In: FIGUEIREDO, V.(Org.). Filósofos na sala de aula, vol.2. SãoPaulo,Berlendis & Vertecchia.
NUNES, C.A. (2000). Platão. A República. Belém, EDUFPA.PERINE, M. (2014) Platão não estava doente. São Paulo,Edições Loyola.
SANTOS, A. (2019) BoardGames as Part of Effective Game-Based Learning Strategies. In: SPECTOR,M.;LOCKEE,B.;CHILDRESS,M. (eds) Learning, Design, and Technology. Available at https://doi.org/10.1007/978-3-319-17727-4_142-1
SEDLEY, D.(2007)Philosophy, the Forms and the Artof Ruling. In: FERRARI, G.R.F. (ed.) The Cabridge companion to Plato’s Republic. Cambridge,Cambridge University Press, p.256-283.
TRABATTONI, F.(2010)Platão. Trad. Rineu Quinália. São Paulo,Annablume Classica/Archai.
VASCONCELOS, J.A.(2016)Reflexões: Filosofia e cotidiano. São Paulo,SM Ltda.
OUNG, M. F.;SLOTA, S.;CUTTER, A. B.;JALETTE, G.;MULIN, G.;LAI, B.;SIMEONI, Z.; TRAN, M.; YUKHYMENKO, M.(2012)Ourprincess is in another castle: A review of trends in serious gaming for education.Review of Educational Research82, n.1,p.61–89.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Brinati Furtado, Fábio da Silva Fortes, Luca Boechat Marcílio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.