Os limites e possibilidades do jogo didático Kallipolis: o jogo dos governos

Autores

  • Daniela Brinati Furtado
  • Fábio da Silva Fortes
  • Luca Boechat Marcílio

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_32_32

Palavras-chave:

Jogo, Platão, República, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as premissas e justificativas que embasam o processo de elaboração e teste do projeto Kallipolis: o jogo dos governos. O projeto consistiu no desenvolvimento de um jogo que tem como objetivo ilustrar e criarum ambiente no qual um estudante ou interessado em filosofia descubra e pense a partir das reflexões que Platão apresenta no oitavo livro d’A República. Em vista disso, primeiro discorremos brevemente sobre os fundamentos filosóficos que embasam a concepção do jogo, isto é, como pensamos os seus elementos a partir do livro VIII d’A República de Platão. Em seguida, explicamos a metodologia que propusemos para sua elaboração e testagem e, a partir do que foi observado no processo de realização dos testes, discutimos e apontamos algumas potencialidades e limitações do jogo em vista de seu uso pelo professor de Filosofia no Ensino Médio.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

Brinati Furtado, D., da Silva Fortes, F., & Boechat Marcílio, L. (2022). Os limites e possibilidades do jogo didático Kallipolis: o jogo dos governos. Archai Journal, (32), e03232. https://doi.org/10.14195/1984-249X_32_32

Edição

Seção

Artigos