Textualidade sonoramente orientada: O caso Heráclito

Autores

  • Marcus Mota Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_31_15

Palavras-chave:

Heráclito, som, filologia, movimento oscilatório

Resumo

Neste artigo apresenta-se a proposta de compreender os textos restantes do livro perdido de Heráclito como arranjos de palavras a partir de padrões audiofocais. Assim, tais textos não apenas conteriam referências a sons como também explorariam criativamente grandezas psicoacústicas.Basilar para a argumentação aqui desenvolvida é a identificação de um movimento oscilatório presente tanto na distribuição dos vocábulos e frases quanto nas referências textuais. Tal movimento oscilatório aproxima a escrita de Heráclito de eventos físicos acústicos.        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. (1948). La terre et les rêveries du repos. Paris, Corti.

BOLLACK, J. and WISMANN, H. (1972). Héraclite ou la séparation, Paris, Les Éditions de Minuit.

CASSIN, B. (org.). (2004). Vocabulaire européen des philosophies - Dictionnaire des intraduisibles. Paris, Seuil/ Le Robert.

CASSIN, B. (org.). (2014). Dictionary of Untranslatables. Princeton, Princeton University Press.

CHANTRAINE, P. (1968). Dictionnaire Étymologique de la langue grecque : histoire des mots. Paris, Klincksieck.

CONCHE, M. (1998). Héraclite: Fragments, 4th ed. Paris, Presses Universitaires de France.

DEICHGRÄBER, K. (1963). Rhythmische Elemente im Logos des Heraklit. Wiesbaden, Verlag der Akademie der Wissenschaftten und der Literatur.

DELATTE, A. (1955) Le Cycéon, breuvage rituel des mystères d'Éleusis. Paris, Belles Lettres.

ETTE, O. (2008). Nanophilology. Literary short forms in Romance languages. Literarische Kurz- und Kürzestformen in der Romania. Tübingen, Max Niemeyer Verlag.

GEMELLI, L. (2007). Die Vorsokratiker. Band 1: Thales, Anaximander, Anaximenes, Pythagoras und die Pythagoreer, Xenophanes, Heraklit. Düsseldorf, Artemis & Winkler.

GRAFF, R. (2005). Prose versus Poetry in Early Greek Theories of Style. Rhetorica: A Journal of the History of Rhetoric, Vol. 23.4, p. 303-335.

GRAHAM, D. (2010). The Texts of Early Greek Philosophy: The Complete Fragments and Selected Testimonies of the Major Presocratics. Cambridge, Cambridge University Press.

HOFFMAN, D. (2003). Logos as Composition. Rhetoric Society Quarterly 33, p. 27-47.

HOFFMAN, D. (2006). Structural Logos in Heraclitus and the Sophists. Advances in the History of Rhetoric, Vol. 9, p.1-32.

JAKOBSON, R. (1999). Linguística e poética. In: Linguística e Comunicação. São Paulo, Cultrix, p.118-162.

JOHNSTONE, H. (1984). Heraclitus’ [Peri Physeos]. Bryn Mawr, Bryn Mawr College Department of Greek.

KAHN, C. (1979). The Art and Thought of Heraclitus. Cambridge, Cambridge University Press.

KAHN, C. (1983). Philosophy and Written Word: Some Thoughts on Heraclitus and The Early Greek Uses of Prose. In: ROBB, K. (ed.). Language and Thought in Early Greek Philosophy. La Salle, Monist Library of Philosophy, p. 110-124.

KAHN, C. (2003). Writing Philosophy: Prose and Poetry from Thales to Plato. In: YUNIS, H. (ed.) Written Texts and the Rise of Literate Culture in Ancient Greece. Cambridge, Cambridge University Press, p.139–161.

LAKS, A. and MOST, G. (2016). Early Greek Philosophy, vol. 3. Cambridge, Harvard University Press.

LEBEDEV, A. (2014). The Logos of Heraclitus: A Reconstruction of His Thought and Word (with a new critical edition of the fragments). São Petersburgo, s/ed.

LILIJA, S. (1968). On the Style of the Earliest Greek Prose. Helsinki, Societas Scientiarum Fennica.

MARCOVICH, M. (1967). Heraclitus. Mérida, University of the Andes Press.

MONBRUM, P. (2007). Les Voix d’Apollon. L’arc, la lyre et les oracles. Rennes, Presses Universitaires de Rennes.

MOTA, M. (2014). Imaginação e Morte. Ensaios sobre a representação da finitude. Brasília, Editora da Universidade de Brasília.

MOTA, M. (2018). Metafisica, Escrita e Música: Ensaios Sobre os Fragmentos de Heráclito. Lisboa, Movimento Internacional Lusófono.

MOTA, M. (2020). Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades. Brasília, Editora Universidade de Brasília.

MOURAVIEV, S. (2002). Heraclitea III.3.A. Sankt Augustin, Academia Verlag.

PRADEAU, J.-F. Heráclite. (2004). Fragments. Paris, Flammarion. ROBINSON, T. M. (1987) Heraclitus. Toronto, University of

Toronto Press.

SLUITER, I. (2016). Obscurity. In: GRAFTON, A. and MOST, Glenn (eds.). Canonical Texts and Scholarly Practices. A Global Comparative Approach. Cambridge, Cambridge University Press, p.34-51.

VATRI, A. (2019). Early Dactylic Prose in the History of Greek Prose Rhythm. In: PASSA, E. and TRIBULATO, O. (eds.). The Paths of Greek. Literature, Linguistics and Epigraphy. Berlin, De Gruyter, p.175-196.

WEST, M. (2007). Indo-European Poetry and Myth. Oxford, Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Mota, M. (2021). Textualidade sonoramente orientada: O caso Heráclito. Archai Journal, (31). https://doi.org/10.14195/1984-249X_31_15

Edição

Seção

Artigos