A Doutrina da Justa Medida na Ética Eudêmia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_20_10

Palavras-chave:

Aristóteles, Ética Eudêmica, Justa medida, Contínuo, Correção moral

Resumo

O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada às circunstâncias em vista da ;nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de;ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias às ações em termos de valor moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inara Zanuzzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Filosofia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuante na área de Filosofia Antiga, especialmente a da ética aristotélica.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Zanuzzi, I. (2017). A Doutrina da Justa Medida na Ética Eudêmia. Archai Journal, (20), 255. https://doi.org/10.14195/1984-249X_20_10