A respeito do caráter matemático ”“ ou não ”“ do método da Ética Eudêmia
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_20_6Palavras-chave:
Aristóteles, Ética aristotélica, Método, Ética Eudêmia, Ética NicomaqueiaResumo
Joseph Karbowski (Karbowski, 2015) recentemente propôs reavaliar a reivindicação de Allan (Allan, 1961) de considerar o método da Ética Eudêmia como ‘quase matemático’. Neste artigo eu defendo que a disputa sobre o método no tratado eudêmio seria conduzida de modo mais perspicaz se, em vez de procurar ou negar características matemáticas na Ética Eudêmia, nós tentássemos analisar as características linguísticas dos verbos usados para introduzir premissas tanto no tratado eudêmio quanto em outros textos que usam esse recurso, como os Elementos, de Euclides. Além disso, seja o método matemático ou não, as interpretações propostas por Allan e por Karbowski não são capazes de fornecer uma explicação completa para algumas importantes diferenças entre os livros I e II da Ética Eudêmia, diferenças para as quais eu ensaio algumas respostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.