O homem a caminho do uno nas enéadas de plotino
as vias do músico, do amante e do filósofo
Palavras-chave:
Homens, Faculdade da alma, Ascensão, UnoResumo
O objetivo deste texto é articular três tríades presentes nas Enéadas de Plotino - 1. os três tipos de homem: o músico, o amante e o filósofo; 2. os três homens: o homem sensível, o homem racional e a Forma do Homem; 3. as faculdades, capacidades ou potências da alma: a de desejar, a de perceber ou de sentir e a de raciocinar ou faculdade discursiva - a fim de esclarecer as condições ou pressupostos da ascensão do homem ao Uno mediante as vias do músico, do amante e do filósofo. Analisamos como esses homens utilizam as potências da alma para voltarem ao Uno e, por conseguinte, propomos delimitar as diferenças entre os homens e suas capacidades para tanto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.