Inconsciente, consciente e cosmologia em Plotino
Palavras-chave:
Plotino, Alma, Consciência, Inconsciência, Cosmologia, AstrologiaResumo
Este artigo, em uma primeira parte, trabalha alguns trechos das Enéadas em que as noções de consciência e inconsciência podem ser encontradas. Apesar de não haver termos exatamente correlatos a estes em grego, pode-se ver que Plotino tinha uma noção bastante refinada quanto a esses conceitos, chegando até a indicar que a consciência pode não ser a função epistemológica privilegiada para definir o homem. A multiplicidade de aspectos da hipóstase da psyché em Plotino possibilita essa separação entre consciência e essência do homem. Em uma segunda parte, este artigo apresenta elementos cosmológicos das noções de consciência e inconsciência em Plotino, já que os corpos celestes são reconhecidos como seres viventes (com alma). Este artigo indica, por fim, problemas relacionados à astrologia em Plotino vinculados à noção de uma consciência dos astros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.