Medicina e filosofia hoje
uma aproximação necessária para as cidades saudáveis
Palavras-chave:
Medicina, Saúde, Filosofia, Cidade, VirtudeResumo
O modelo de saúde como equilíbrio e doença como perturbação deste equilíbrio,associado ao modelo de ordem natural que governa as forças do universo e ordem jurídica queestabelece o que é justo e injusto, eram noções comuns ao discurso da filosofia natural e aodiscurso da medicina hipocrática. Pretendo mostrar que estas noções continuam sendoimportantes na organização das cidades, ao discutir o projeto de ‘cidades saudáveis’. Proponhoincorporar uma dimensão ética ao discurso sobre estilos de vida saudável, Ã luz da doutrinakantiana da virtude dos deveres para consigo. Espero, a partir dessa nova dimensão, de caráterfortemente teleológico, aproximar novamente o indivíduo da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
