A pré-história da significação de ousia

Uma análise da interpretação heideggeriana de ousia enquanto presentidade (Anwesenheit)

Autores

Palavras-chave:

οὐσία (ousia), compreensão pré-filosófica, presentidade (Anwesenheit), Heidegger

Resumo

Como compreendiam os gregos o significado de οá½ÏƒÎ¯Î± antes de ela se tornar uma expressão dominada pelo pensamento platônico e aristotélico? Heidegger tem razão em interpretar esta compreensão pré-filosófica como presentidade constante (ständige Anwesenheit) ou será tal interpretação uma distorção característica do pensador alemão? Através do estabelecimento de critérios etimológicos, filológicos e do uso filosófico da palavra οá½ÏƒÎ¯Î± buscou-se não só clarificar seu uso cotidiano, isto é, pré-filosófico, mas pôr à prova a interpretação heideggeriana. Do exame empreendido resultou que a compreensão pré-filosófica de οá½ÏƒÎ¯Î± carrega o significado de “posse”, “bens”, “morada”, “fortuna”. Entretanto, a inquirição dessa significação também demonstrou que ela só é possível enquanto tal e em coerência com o uso filosófico do termo se tal compreensão cotidiana já se orientar desde uma pré-compreensão de οá½ÏƒÎ¯Î± enquanto presentidade constante. A conclusão obtida é que a interpretação heideggeriana de modo algum constitui um falseamento ou distorção do termo em análise, mas uma autêntica imersão na língua grega e, sobretudo, uma apropriação legitima do pensamento e do vocabulário grego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGIONI, L. (2009). Aristóteles. Física I-II. Campinas, Editora Unicamp.
CAMPBELL, L. (1896). Sophocles. The Seven Plays in English Verse. London, J. Murray.
CAMPOS, J. A. S. (2008). Séneca. Cartas a Lucílio. Lisboa, Calouste Gulbekian.
CUECA, L. A. de (1979). Eurípides. Tragédias III. Madrid, Gredos.
DONATO, J. V. (2004). Sófocles. Tragédias completas. Madrid, Catedra.
EASTERLING, P. E. (1992). Sophocles. Trachiniae. Cambridge, Cambridge University Press.
EASTERLING, P. E.; KNOX, B. M. W. (1989). The Cambridge History of Classical Literature. Drama. Vol. I. 2. Cambridge, Cambridge University Press.
HEIDEGGER, M. (1978). Metaphysische Anfangsgründe der Logik im Ausgang von Leibniz. Frankfurt am Main, Vittorio Klostermann.
HEIDEGGER, M. (2002a). Grundbegriffe der aristotelischen Philosophie. Gesamtausgabe Band 18. Frankfurt am Main, Vittorio Klostermann.
HEIDEGGER, M. (2002b). Ser e Tempo. Vol. I. Petrópolis, Vozes.
HEIDEGGER, M. (2012). A essência da Liberdade Humana: Introdução à filosofia. Rio de Janeiro, Via Verita.
HOEY, T. F. (1979). The Date of the Trachiniae. Phoenix 33, n. 3, p. 210-232.
HOUT, M. P. J. (1999). A Comentary on the Letters of M. Cornelius Fronto. Leiden, Brill.
IGLESIAS, M. (2005). Platão. Eutidemo. São Paulo, Loyola.
JEBB, R. C. (1992). Commentary on Sophocles. In: Sófocles. Trachiniae. Cambridge, Cambridge University Press.
KENNEDY, G. A. (2008). The Art of Rethoric in the Roman World. Eugene, Wipf & Stock.
LATHAM, R. E. (1965). Revised Medieval Latin Word-List. Oxford, Oxford University Press.
LOYD-JONES, H. (1994). Sophocles. Antigone, The Women of Trachis, Philoctetes, Oedipus at Colonus. Cambridge, Harvard University Press.
MARTÍNEZ, J. L. C. (2000). Eurípides. Tragédias II. Madrid, Gredos.
MASQUERAY, P. (1924). Sophocles. Les Trachiniennes, Philoctète, Oedipe a Colone, Les Limiers. Tome II. Paris, Les Belles Lettres.
OLIVEIRA, F. R. de (2009). Sófocles. As Traquínias. Campinas, Editora da Unicamp.
SOUZA, J. C.; PALEIKAT, J.; COSTA, J. C. (1972). Platão. Diálogos. Banquete. Fédon. Sofista. Político. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural.
SCHRADER, C. (1979). Heródoto. História. Libros I-II. Madrid, Gredos.
STROUX, J. (1936). Zu Quintilian. Philologus 91, p. 222-237.
VIEIRA, T. (2014a). Sófocles. As Traquínias. São Paulo, Editora 34.
VIEIRA, T. (2014b). Eurípides. Héracles. São Paulo, Editora 34.
WHITMAN, C. (1966). Sophocles. Cambridge, Harvard University Press.
YEBRA, V. G. (1998). Aristóteles. Metafisica. Madrid, Editorial Gredos.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Cruz, E. L. (2018). A pré-história da significação de ousia: Uma análise da interpretação heideggeriana de ousia enquanto presentidade (Anwesenheit). Archai Journal, (25), e02504. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/20204

Edição

Seção

Artigos