Commilito et Vir Militaris:

Aspectos bélicos da exaltação do Imperador Romano em Plínio, o Jovem

Authors

  • Alex Aparecido da Costa Universidade Estadual de Maringá.
  • Renata Lopes Biazotto Venturini Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_22_4

Keywords:

Estoicismo, idealização, principado, tradição, virtudes

Abstract

Durante a época do principado a imagem do césar buscava afirmar-se por meio de modelos tradicionalmente valorizados pela sociedade romana. Nos primeiro anos do século II d. C., quando o império atingiu sua máxima extenção graças às recente conquistas do então imperador Trajano, os aspectos guerreiros serviram como importante fator de amparo à figura desse governante. Nesse contexto, o discurso de Plínio, o Jovem, intitulado Panegírico de Trajano destaca os feitos e a postura militar do governante. Com base em uma bibliografia que aponta a importância de ideia morais e políticas fundadas nos valores ancestrais, bem como o papel da filosofia estoica na construção da imagem do príncipe ideal, este artigo pretende apontar alguns aspectos de nossa análise do discurso pliniano. Nele, foi fundamental o elogio das virtudes marciais de Trajano a partir do respaldo fornecido pelas noções de virtus e mos maiorum. Solidamente ligadas à tradição romana, essas ideias presentes na obra em tela visavam fornecer uma imagem de equilíbrio entre os aspectos autocráticos e militares do governante e os anseios da ordem senatorial, que buscava amnter vivas as instituições republicanas sob o sistema do principado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alex Aparecido da Costa, Universidade Estadual de Maringá.

Doutorado e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá, graduado em História e Letras pela mesma instituição. Pesquisador do LEAM - Laboratório de Estudos Antigos e Medievais.

Renata Lopes Biazotto Venturini, Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2017-12-22

How to Cite

Costa, A. A. da, & Venturini, R. L. B. (2017). Commilito et Vir Militaris:: Aspectos bélicos da exaltação do Imperador Romano em Plínio, o Jovem. Revista Archai, (22), 99. https://doi.org/10.14195/1984-249X_22_4