BIROLI, Flávia. 2013. Autonomia e Desigualdades de Gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática. Vinhedo: Editora Horizonte. 208pp.

Autores

  • Izis Morais Lopes dos Reis

Palavras-chave:

gênero, autonomia, desigualdade, feminismo

Resumo

Nas instituições sociais contemporâneas, a autonomia e a responsabilidade individual ainda se colocam com força e com frequência. Especialmente nos espaços em que as escolhas e as decisões aparecem como primordiais, há valorização da capacidade de pessoas de se engajarem nessas seleções e serem responsabilizadas por elas. É o caso, por exemplo, dos espaços constituídos como jurídicos ”“ como os tribunais de Justiça, as prisões e o Ministério Público ”“ e espaços pensados tradicionalmente como políticos ”“ como as casas legislativas e os cargos eletivos do Poder Executivo. Em geral, a ênfase nas liberdades de ação e de escolha, e nas condições em que esse livre-arbítrio se produz e se mantém, tem sido central para a autodefinição de sociedades que se entendem e se firmam como democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EVANS-PRITCHARD, Edward E. 2005. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Zahar. (Versão condensada por Eva Gillies, traduzida por Eduardo Viveiros de Castro).
GOFFMAN, Erving. 1986. Frame analysis. Nova York: Harper & Row.
HERZFELD, Michael. 1993. The Social Production of Indifference: exploring the symbolic roots of western bureaucracy. London: University of Chicago Press.
STRATHERN, Marilyn. 2006. O Gênero da Dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas: Editora Unicamp.
WAGNER, Roy. 2010. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Reis, Izis Morais Lopes dos. 2018. “BIROLI, Flávia. 2013. Autonomia E Desigualdades De Gênero: Contribuições Do Feminismo Para a crítica democrática. Vinhedo: Editora Horizonte. 208pp”. Anuário Antropológico 39 (1):249-53. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6852.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.