Os Waimiri-Atroari e a invenção social da etnicidade pelo indigenismo empresarial

Autores

  • Stephen G. Baines

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Neste trabalho, examino a invenção social da etnicidade com relação ao território em populações indígenas, procurando mostrar como o conceito de "invenção social" pode englobar situações muito diversas, desde uma situação paradigmática para a política indigenista governamental ”” uma "frente de atração" da funai na Amazônia ”” até situações de recomposição étnica no Nordeste brasileiro. Após examinar este processo na história do contato interétnico entre os Waimiri-Atroari e os agentes de contato da sociedade nacional, tentando mostrar como os grupos étnicos "Waimiri" e "Atroari" são uma invenção social do indigenismo, estreitamente relacionada à sua "territorialização dentro do marco institucional estabelecido pelo Estado-Nacional" (Oliveira 1994: 133), concluo o trabalho, levantando algumas questões relacionadas aos limites do conceito de "invenção social" em situações de extrema desigualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERT, Bruce. 1991. "Terras Indígenas. Política Ambiental e Geopolítica Militar no Desenvolvimento da Amazônia: A Propósito do Caso Yanomami." In Amazônia: A Fronteira
Agrícola 20 Anos Depois (Philippe Léna & Adélia Engracia de Oliveira, orgs.). Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi (Coleção Eduardo Galvão). pp.37-58.
ANDERSON, Benedict. 1989 [1983], Nação e Consciência Nacional. São Paulo: Ática (tradução de Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread o f Nationalism. London/New York: Verso).
BAINES, Stephen G. 1985. Relatório: Grupo de Trabalho Waimiri-Atroari (30 dias), 09 de setembro de 1985, e Adendo ao Relatório: Grupo de Trabalho Waimiri-Atroari (30 dias), 27 de outubro de 1985.
______ . 1991a. "É a FUNAI que Sabe”: A frente de Atração Waimiri-Atroari. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi/CNPq/SCT/PR.
______ . 1991b. Dispatch: The Waimiri-Atroari and the Paranapanema Company. Critique o f Anthropology 11 (2): 143-153. London, Newbury Park and New Delhi: Sage Publications.
______ . 1991c. Dispatch II. Anthropology and Commerce in Brazilian Amazonia: Researchwith the Waimiri-Atroari Banned. Critique o f Anthropology 11 (4): 395-400. London, Newbury Park and New Delhi: Sage Publications.
__________ . 1993a. O Território dos Waimiri-Atroari e o Indigenismo Empresarial. Ciências Sociais Hoje, 1993, São Paulo: ANPOCS/HUCITEC, pp.219-243.
______ . 1993b. Censuras e Memórias da Pacificação Waimiri-Atroari. Série Antropologia 148. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia.
______ . 1994a. Epidemics, the Waimiri-Atroari Indians and the Politics of Demography. Série Antropologia 162. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia.
______ . 1994b. A Usina Hidrelétrica de Balbina e o Deslocamento Compulsório dos Waimiri- Atroari. Série Antropologia 166. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Brasília.
______ . 1994c. A Política Indigenista Governamental e os Waimiri-Atroari: Administrações Indigenistas, Mineração de Estanho e a Construção de "Autodeterminação Indígena" Dirigida. Revista de Antropologia 36: 207-237. São Paulo: USP. (Divulgado em 1992 na Série Antropologia 126. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia.
BARBOSA RODRIGUES, João. 1885. Pacificação dos Crichanás, Rio Jauapery. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.
BECKETT, Jeremy. 1992. "Aboriginality and the Nation State: A Comparative Perspective". University of Sydney, ms.
BOURDIEU, Pierre. 1984. La Délègation et le Fetichisme Politique. Actes de La Recherche en Sciences Sociales 52/53: 49-55.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1978. A Sociologia do Brasil Indígena. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
______ . 1994. O Movimento dos Conceitos na Antropologia. Revista de Antropologia 36: ISSI. São Paulo: USP.
CHATTERJEE, P. 1986. Nationalist Thought and the Colonial World: A Derivative Discourse. London: Zed Books.
______ . 1989. Colonialism, Nationalism, and Colonialized Women: The Contest in India. American Ethnologist 16 (4): 622-633.
CLIFFORD, James. 1988. "Identity in Mashpee". In The Predicament o f Culture: Twentiethcentury Ethnography, Literature, and Art (James Clifford). Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
COHN, Bernard S. 1984. "A Representação da Autoridade na India Vitoriana". In A Invenção das Tradições (Eric Hobsbawm & Terence Ranger, orgs.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
FOSTER, Robert J. 1991. Making National Cultures in the Global Ecumene. Annual Review o f Anthropology 20: 235-260.
FRIED, Morton H. 1975. The Notion of Tribe. Menlo Park, California: Cummings Publishing Company.
FRIEDMAN, Jonathan. 1992. The Past in the Future: History and the Politics of Identity. American Anthropologist 94 (4): 837-859.
HANAN, Samuel A. (Grupo Paranapanema). 1991. "As Dificuldades da Mineração na Amazônia". In A Desordem Ecológica na Amazônia (Luis E. Aragón, org.). Belém: UNAMAZ/ UFPA. pp. 293-325.
HART, Cherie. 1991. A Brazilian Tribe Escapes Extinction. World Development: Aiding Remote Peoples 4 (2). PNUD.
HOBSBAWM, Eric. 1984 [1983]. "Introdução: A Invenção das Tradições". In A Invenção das Tradições (Eric Hobsbawm & Terence Ranger, orgs.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HOBSBAWM, Eric & Terence RANGER (orgs.). 1984 [1983]. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
KAPFERER, Bruce. 1989. Nationalist Ideology and a Comparative Anthropology. Ethnos 54 (3-4): 161-199.
__________ . 1990. Comments. Referente a "Writing Within: Anthropology, Nationalism, and Culture in Sri Lanka", de Jonathan Spencer. Current Anthropology hi (3): 291-294.
MARTIUS, Carl Friedrich von. 1867. Beitràge zur Ethnographie und Sprachenkunde Amerika's zumal Brasiliens. 1. Zur Ethnographie. Leipzig: Friedrich Fleischer.
MELATTI, Julio Cezar. 1991. "Prefácio". In "É a FUNAI q u e Sabe": A Frente d e Atração Waimiri-Atroari (Stephen G. Baines). Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi/ CNPq/SCT/PR. pp. 9-10.
MORETON-ROBINSON, A. & C. RUNCIMAN. 1990. Land Rights in Kakadu: Self Management or Domination. Journal fo r Social Justice 3: 75-88 (Special Edition Series: Contemporary Race Relations).
OLIVEIRA, João Pacheco de. 1979. "A Fronteira e a Viabilidade do Campesinato Indígena". Rio de Janeiro: Museu Nacional, Departamento de Antropologia, PPGAS. Ms.
______ . 1989. "Expedições Científicas em Terras Indígenas". Boletim da ABA 6. Associação Brasileira de Antropologia.
______ . 1993. "‘A Viagem de Volta’: Reelaboração Cultural e Horizonte Político dos Povos Indígenas no Nordeste". Atlas das Terras Indígenas do Nordeste (João Pacheco de Oliveira). Rio de Janeiro: Museu Nacional, Departamento de Antropologia, PETI. pp. vviii.
______ . 1994. "Os Instrumentos de Bordo: Expectativas e Possibilidades do Trabalho do Antropólogo em Laudos Periciais”. In A Perícia Antropológica em Processos Judiciais (Orlando Sampaio Silva, Lídia Luz & Cecília Maria Vieira Helm, orgs.). Florianópolis: Ed. da UFSC/ABA/Comissão Pró-índio de São Paulo pp. 115-139.
PRATT, Mary Louise. 1986. Fieldwork in Common Places. In Writing Culture: The Poetics and Politics o f Ethnography (James Clifford & George E. Marcus, orgs.). Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, pp. 27-50.
RAMOS, Alcida Rita. 1993. "Nações dentro da Nação: Um Desencontro de Ideologias". Série Antropologia 147. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia.
RANGER, Terence. 1984. A Invenção da Tradição na África Colonial. In A Invenção das Tradições (Eric Hobsbawm& Terence Ranger, orgs.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
RIVIERE, Peter. 1969. Marriage Among the Trio: A Principle o f Social Organization. Oxford: Clarendon Press.
______ . 1970. "Faction and Exclusion in Two South American Village Systems". In Witchcraft Confessions and Accusations (Mary Douglas, org.). ASA Monographs 9. London: Tavistock Publications Ltd. Capítulo 11, pp. 245-255.
______ . 1984. Individual and Society in Guiana: A Comparative Study o f Amerindian Social Organization. Cambridge Studies in Anthropology 51. Cambridge University Press.
SILVA, Márcio Ferreira da. 1993. Romance de Primas e Primos: Uma Etnografía do Parentesco Waimiri-Atroari. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
STAVENHAGEN, Rodolfo. 1985. Etnodesenvolvimento: Uma Dimensão Ignorada no Pensamento Desenvolvimentista. Anuário Antropológico/ 84: 11-44.
TRIGGER, David S. 1992. Whitefella Cornin’: Aboriginal Responses to Colonialism in Northern Australia. Cambridge University Press.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo & Lúcia M.M. de ANDRADE. 1988. "Hidrelétricas do Xingu: O Estado contra as Sociedades Indígenas”. In As Hidrelétricas do Xingu e os Povos Indígenas (Leinad Ayer de O. Santos & Lúcia M.M. de Andrade, orgs.). Comissão Pró-índio de São Paulo, pp. 7-23.
WALKER, R. 1989. "Colonisation and Development of the Maori People". In Ethnicity and Nation-building in the Pacific (M. Howard, org.). Tóquio: United Nations University.
WILLIAMS, Raymond. 1986 [1977], Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Baines, Stephen G. 2018. “Os Waimiri-Atroari E a invenção Social Da Etnicidade Pelo Indigenismo Empresarial”. Anuário Antropológico 19 (1):127-59. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6589.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.