SILVA, Telma Camargo da (org.). 2015. Ritxoko. Goiânia: Cânone. 224 pp.

Autores

  • Jean Pierre Pierote Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v41i2.2016/6477

Palavras-chave:

bonecas, cerâmica

Resumo

Na introdução de Ritxoko ”” termo que significa “bonecas cerâmicas” no dialeto feminino Inỹ ””, a antropóloga Telma Camargo da Silva apresenta suas motivações para a organização da coletânea. O registro da “boneca karajá” como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2012 e a interlocução entre os integrantes da equipe de pesquisa “Projeto Bonecas Karajá: arte, memória e identidade”, executado pelo Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), são citados como os principais eventos que motivaram a produção do livro. A concepção editorial do volume, segundo sua organizadora, aponta para “a produção de uma obra que refletisse as experiências de campo tanto dos antropólogos envolvidos no processo de patrimonialização da boneca quanto de pesquisadores externos a UFG, cujos trabalhos tivessem o objetivo de analisar a produção e a representação desse artefato de cerâmica” (: 7).

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Referências

SILVA, Telma Camargo da (org.). 2015. Ritxoko. Goiânia: Cânone. 224 pp.

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Publicado

2018-01-30

Como Citar

Silva, Jean Pierre Pierote. 2018. “SILVA, Telma Camargo Da (org.). 2015. Ritxoko. Goiânia: Cânone. 224 Pp”. Anuário Antropológico 41 (2):267-70. https://doi.org/10.26512/anuarioantropologico.v41i2.2016/6477.