Conquistados, mas não vencidos

Autores

  • Robin Wright

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

O tão esperado segundo volume de John Hemming sobre a história dos índios brasileiros finalmente apareceu,* fornecendo a todos aqueles interessados no assunto uma base para maior discussão e também um estímulo para pesquisas futuras. Tal qual o primeiro volume, Red Gold (Hemming, 1978), Amazon Frontier pretende ser uma síntese global de padrões e acontecimentos da política indigenista brasileira e das relações interétnicas, abragendo, aproximadamente, o período de meados do século dezoito, a era pombalina, até o início do século vinte, com a criação do Serviço de Proteção aos índios. Por seu escopo, Amazon Frontier pode ser visto como uma bem-vinda introdução histórica geral, cujo conteúdo contribui para o conhecimento do processo de formação de fronteiras e da dinâmica de sua expansão. Embora o resultado não seja uma leitura agradável, deve-se creditar a Hemming o trabalho de organizar uma vasta quantidade de documentos dispersos em torno de alguns temas coerentes. Sob vários aspectos, este livro representa um grande avanço com relação a Red Gold por não estar tão sobrecarregado com os tipos de problemas pelos quais aquele foi justamente criticado (Baines, 1982). Apesar disso, alguns dos mesmos erros, superficialidades e etnocentrismos reaparecem em Amazon Frontier, como veremos mais adiante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAINES, Stephen G. 1982. Em Busca do Ouro Vermelho. Anuário Antropológico/80: 315-320.
HEMMING, John, 1978. Red Gold. The Conquest of the Brazilian Indians. Londres: MacMillan.
WRIGHT, Robin M. 1981. The History and Religion of the Baniwa Peoplesofthe Upper Rio Negro Valley. Stanford University: Dissertação inédita de Ph.D.
WRIGHT, R. M. e Jonathan HILL. 1986. History, Ritual and Myth: Nineteenth

Downloads

Publicado

2018-01-26

Como Citar

Wright, Robin. 2018. “Conquistados, Mas não Vencidos”. Anuário Antropológico 12 (1):249-57. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6400.