Dilemas da Razão Prática

Simbolismo, Tecnologia e Ecologia na Floresta Amazônica

Autores

  • Mauro W. B de Almeida

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

O aspecto mais excitante desse livro é que ele trata de frente um fenómeno teórico curioso: a guerra que estruturalismo e materialismo cultural travam na floresta amazônica. É urna guerra com características tradicionais que não podem deixar de chamar a atenção do observador externo: nela, a existência do adversário é, parece, essencial para reafirmar a identidade de cada contendor, ao mesmo tempo que cada um deles é incapaz de reconhecer no seu interlocutor e adversário uma verdade sobre si mesmo. Não admira que a floresta amazônica seja um terreno fértil para o estruturalismo. Contrariamente à previsão de um evolucionismo tecnológico, por exemplo, sociedades pequenas e tecnicamente rudimentares, vivendo em ambientes marginais como o cerrado, mostram a qualquer observador uma inesperada exuberância intelectual e sociológica. Nada mais natural, portanto, que tomá-las como evidência da autonomia da atividade simbólica que se expressa em classificações, mitos e construções de valor estético, requintes que os materialistas pensam estar acima das posses materiais desses povos pobres.

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Publicado

2018-01-25

Como Citar

Almeida, Mauro W. B de. 2018. “Dilemas Da Razão Prática: Simbolismo, Tecnologia E Ecologia Na Floresta Amazônica”. Anuário Antropológico 11 (1):231-26. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6385.

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