Entes e elo da cultura

Autores

  • Patrícia Birman

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

Com artigos produzidos entre os anos 50 e o final da década de 70, a coletânea de René Ribeiro * percorre mais de 30 anos de trabalho antropológico. Tendo como eixo central as religiões no Brasil e dando uma atenção particular àquelas de origem africana, o livro aborda, também, diversos estudos na área de relações raciais e termina com uma proposta relativa a uma psiquiatria transcultural. Ribeiro, desde o prefácio, avisa: é homem de claras filiações teóricas e delas não se acanha. Gilberto Freyre, Boas e Herskovits se destacam. Não nega também suas antipatías, sobretudo a determinadas correntes de pensamento que, teórica e metodológicamente, são criticadas pelo que nelas vê de mais pernicioso em termos de uma análise sociológica: procedimentos “deterministas” e/ou “ reducionistas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo: Pioneira/ EDUSP, 1971.
FRY, Peter. Gallus Africanus Est, ou Como Roger Bastide se Tornou Africano no Brasil. Folhetim da Folha ãe São Paulo 391, Julho, 1984.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

Birman, Patrícia. 2018. “Entes E Elo Da Cultura”. Anuário Antropológico 9 (1):269-81. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6340.