Entes e elo da cultura
Palavras-chave:
Antropologia, CríticaResumo
Com artigos produzidos entre os anos 50 e o final da década de 70, a coletânea de René Ribeiro * percorre mais de 30 anos de trabalho antropológico. Tendo como eixo central as religiões no Brasil e dando uma atenção particular à quelas de origem africana, o livro aborda, também, diversos estudos na área de relações raciais e termina com uma proposta relativa a uma psiquiatria transcultural. Ribeiro, desde o prefácio, avisa: é homem de claras filiações teóricas e delas não se acanha. Gilberto Freyre, Boas e Herskovits se destacam. Não nega também suas antipatías, sobretudo a determinadas correntes de pensamento que, teórica e metodológicamente, são criticadas pelo que nelas vê de mais pernicioso em termos de uma análise sociológica: procedimentos “deterministas” e/ou “ reducionistas”.
Downloads
Referências
FRY, Peter. Gallus Africanus Est, ou Como Roger Bastide se Tornou Africano no Brasil. Folhetim da Folha ãe São Paulo 391, Julho, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1985 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en