Os patrões Marubo
Palavras-chave:
AntropologiaResumo
Em nossa última e s ta d a 1 junto aos Marúbo, indios que habitam os altos cursos dos rios Itui e Curuçá, da bacia do Javarí, tivemos a oportunidade de viver, durante todo um mês, na maloca de um patrão indígena. Tal circunstância nos suscitou o interesse em ordenarmos os dados então colhidos, juntando-os a informações to madas em outras ocasiões sobre o mesmo ou sobre outros patrões, de modo a poder oferecer uma descrição de um fenômeno etnográfico a que se tem dado pouca atenção (um dos raros registros se encontra em AQUINO, 1977, especialmente nas pp. 102-105, referente aos Kaxlnawá) e examinar como o papel de patrão, claramente associado à situação de contatos interétnico, acomoda-se a outros, tradicionais na sociedade Marúbo.
Downloads
Métricas
Referências
Curso de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de Brasília. Brasilia, 1979 (datilogr.).
AQUINO, Terri Valle de. Kaxinawâ: de seringueiro "caboclo” a peão “acreano” . Dissertação de mestrado aprovada pelo Curso de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de Brasília. Brasília, 1977 (datilogr.).
FIRTH, Raymond. Elementos de organização social. Tradução. Rio de Janeiro, Zahar, 1974.
LARAIA, Roque de Barros & MATTA, Roberto da. Índios e castanheiros: a empresa extrativa e os índios no médio Tocantins. 2.a edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
MATTA, Roberto da. Um mundo dividido: a estrutura social dos índios Apinayé. Petrópolis, Vozes, 1976.
MELATTI, Julio Cezar. “Estrutura social Marúbo: um sistema australiano na Amazônia” . Anuário Antropológico/76. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1977: 83-120.
MELATTI, Julio Cezar (coordenador e redator). Javarí. Vol. 5 da coleção Povos Indígenas no Brasil, sob coordenação geral de Carlos Alberto Ricardo. São Paulo, CEDI, 1981.
MONTAGNER MELATTI, Delvair & MELATTI, Julio Cezar. “ A maloca Marúbo: organização do espaço” . Revista de Antropologia, vol. 27. São Paulo, USP-FFLCH, a sair (ms.).
OLIVEIRA, Adélia Engrácia de. “A decadência do aviamento num povoado da Amazônia: notas preliminares” . Anuário Antropológico/79. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1981: 131 147.
RAMOS, Alcida Rita. “Boato: estrutura e Ideologia na situação de contato Malongong-Sanumã” . In Hierarquia e simbiose: relações intertribais no Brasil, org. por Alcida Rita Ramos. São Paulo: HUCITEC, Brasilia: INL, 1980: 103-129.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1984 Anuário Antropológico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO
ISSN 0102-4302
ISSN ONLINE 2357-738X
Declaro que o mesmo foi apresentado somente ao Anuário Antropológico, periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, e a nenhum outro tipo de publicação (em papel ou eletrônica, no Brasil ou no estrangeiro, em português ou em qualquer outra língua). Além do mais, esse texto não está sendo considerado para publicação em nenhum outro periódico.
Também declaro que autorizo a transferência dos direitos de edição, publicação, distribuição e reprodução ao referido periódico (inclusive dos elementos que possam conter, como fotografias, desenhos, tabelas, ficheiros de dados, etc.). A autorização abrange a edição, publicação, distribuição e reprodução do texto em suporte eletrônico, incluindo a divulgação através de plataformas indexadoras.
Por fim, declaro que reconheço expressamente ter conhecimento das “normas para apresentação e publicação de artigos” do periódico. Inclusive, tenho conhecimento de que todo o conteúdo do Anuário Antropológico está licenciado pelo Creative Commons, tipo CC-BY.