Invasão, Expulsão e Sucessão
Notas sobre Três Processos Sociais no Campo
Palavras-chave:
Antropologia, CampoResumo
O cercamento dos campos é, sem dúvida, o capítulo mais tenso da gestação do capitalismo na Inglaterra (2). Envolvendo a questão da propriedade privada da teria, não é sem razão que quaisquer outras situações concretas que envolvam ingredientes semelhantes se constituam em pretexto para análise. Neste sentido, abordar a questão do “ cercamento” não permite ver em tal pretexto uma predileção pela comparação com “ o mais clássico dos casos” , descartando ou suprimindo a questão da fronteira em movimento como elemento fértil para a compreensão do que ocorre no campo brasileiro. Cercamento e fronteira são, antes, faces de uma mesma moeda. Tratar-se-á sempre de buscar as faces de uma moeda nacional: o campo brasileiro hoje, com suas características próprias.
Downloads
Métricas
Referências
FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro, Cadernos da PUC, 1978.
MARTINS, J. de Souza. Expropriação e Violência. S. Paulo, Hucitec, 1980.
MARX, K. A Origem do Capital. A Acumulação Primitiva. S. Paulo, Fulgor, 1964.
MELO NETO, João Cabral, em Morte e Vida Severina e Outros Poemas em Voz Alta, 17 ed., Rio de Janeiro, J. Olympio, 1982.
MEYER, Doris R. A Terra do Santo e o Mundo dos Engenhos. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
MOURA, Margarida Maria. Os Herdeiros da Terra. S. Paulo, Hucitec, 1978. ”” Ações Judiciais e Tensões Sociais, VI Reunião Nacional de Mão-de- Obra Volante na Agricultura, UNESP, Botucatu, 1981.
PALMEIRA, Moacir. “Casa e Trabalho: nota sobre as relações sociais na ‘plantation’ tradicional” ”” Actes du X LII Congrès International des Américanistes ”” Paris,1976.
POLANYI, Karl. A Grande Transformação. Rio de Janeiro, Campus, 1980.
ROCHA, Osiris. Manual Prático do Trabalho Rural. Rio de Janeiro, Forense, 1969.
VIEIRA NETO, Manuel Augusto, organizador ”” Código Civil Brasileiro. São Paulo, Ed. Saraiva, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1983 Anuário Antropológico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO
ISSN 0102-4302
ISSN ONLINE 2357-738X
Declaro que o mesmo foi apresentado somente ao Anuário Antropológico, periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, e a nenhum outro tipo de publicação (em papel ou eletrônica, no Brasil ou no estrangeiro, em português ou em qualquer outra língua). Além do mais, esse texto não está sendo considerado para publicação em nenhum outro periódico.
Também declaro que autorizo a transferência dos direitos de edição, publicação, distribuição e reprodução ao referido periódico (inclusive dos elementos que possam conter, como fotografias, desenhos, tabelas, ficheiros de dados, etc.). A autorização abrange a edição, publicação, distribuição e reprodução do texto em suporte eletrônico, incluindo a divulgação através de plataformas indexadoras.
Por fim, declaro que reconheço expressamente ter conhecimento das “normas para apresentação e publicação de artigos” do periódico. Inclusive, tenho conhecimento de que todo o conteúdo do Anuário Antropológico está licenciado pelo Creative Commons, tipo CC-BY.