Cosmologia e geomancia

um estudo da cultura Yorùbá-Nàgô

Autores

  • Klass Wootmann

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Nosso propósito, neste ensaio 1> é o de e stu d a r um aspecto p a rticular da cultura Yorübá-Nágô ”” a adivinhação de Ifá ”” e alcançar, pela análise de sua e stru tu ra simbólica, o significado profundo desse sistema e de suas relações com os postulados centrais daquela cultura. P a ra tan to , teremos em mente que a adivinhação, como p a rte de um sistema religioso ”” de fato, o próprio cerne deste último ”” expressa uma world construction, no sentido dado a ta l expressão por Berger (1969). O sistema de Ifá, mais do que um mero meio de predizer acontecimentos futuros, consiste num modelo p a ra classificar e ordenar um universo e p a ra definir a posição do indivíduo na ordem cosmológica. Trata-se, de um lado, de construir uma ordem, e de outro, de construir uma pessoa, isto é, uma identidade individual, colocando a pessoa n a ordem cosmológica. Em suas relações com a religião e, particularmente, com um sistema centra l mitológico, o sistema de Ifá permite que o mundo real “faça sentido”, to rnando- o conceitualmente apreensível, e permite que o indivíduo se mova num espaço organizado.

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Publicado

2018-01-12

Como Citar

Wootmann, Klass. 2018. “Cosmologia E Geomancia: Um Estudo Da Cultura Yorùbá-Nàgô”. Anuário Antropológico 2 (1):11-84. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6014.

Edição

Seção

Ensaios bibliográficos

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