Delineando Agentes e Políticas de Valor na Economia Turística do Vale Sagrado de Cusco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9511

Palavras-chave:

desenvolvimento, economia politica, turismo rural e comunitario, autenticidade

Resumo

No presente artigo me baseio em notas etnográficas e teóricas para descrever aspectos do mercado turístico no Vale Sagrado de Cusco, Peru. Guiada por Victoria, descrevo a cadeia produtiva da região composta por múltiplos atores, arranjos de poder e uma vigorosa produção da diferença alinhada a circunstâncias históricas. Destaco as ações de Victoria na comunidade de Accha Alta, a presença da World Vision, e o Centro de Textiles Tradicionales del Cusco na medida que estes agregam valores em meio as trocas no mercado turístico. Diante dessa ampla rede de produção turística, proponho as seguintes questões: mulheres como Victória estão sendo exploradas e são vítimas de um mercado opressor? Os projetos exógenos e as transações culturais sob os imperativos do mercado são os vilões da história peruana e outras latino americanas? Embora não haja uma resposta fácil para tais emaranhados, argumento que a partir da ferramenta metodológica do turismo, é possível vislumbrar a extensa e multifacetada cadeia comercial marcada por discursos desenvolvimentistas e autorizações transnacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Pratesi de Oliveira, University of Brasilia

Master’s degree in Social Anthropology from the University of Brasilia, Brazil. Researcher at MOBILE (Ethnographic Laboratory of Circulations and Migratory Dynamics) at the Department of Social Anthropology, University of Brasilia.

Referências

Appadurai, Arjun. 1986. The social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge, UK: Cambridge University Press. DOI : 10.1017/CBO9780511819582

Babb, Florence E. 2010. The tourism encounter: fashioning Latin American nations and histories. Stanford, CA: Stanford California Press.

Baud, Michiel et al. 2006. “Introducción: el turismo como una estrategia para el desarrollo sostenible”. In Turismo y desarrollo sostenible en Perú y Bolivia, org. Annelou Ypeij, e Annelies Zoomers. Quito: Abya Yala.

Bruner, Edward. 2005. Culture on Tour: ethnographies of travel. Chicago: University of Chicago Press.

Casas, Amalia Cristina, Amparo Soler Domingo, e Vicente Jaime Pastor. 2012. “El turismo comunitario como instrumento de erradicación de la pobreza: potencialidades para su desarrollo en Cuzco (Perú)”. In Cuadernos de Turismo 30: 91–108.

Carreño, Guilhermo. 2010. “Conversiones religiosas y conflictos comunales. Las iglesias evangélicas y la creciente importancia del turismo em comunidades campesinas del Cusco”. In Perú: El problema agrario en debate. Seminario Permanente de Investigación Agraria – SEPIA XIII, 644–80, eds. Patricia Ames, y Víctor Caballero. Lima: SEPIA.

Comaroff, John; Comaroff, Jean. 2009. Ethnicity, Inc. Chicago: University of Chicago Press.

Escobar, Arturo. 1995. Encountering Development: the making and unmaking of the third world. New Jersey: Princeton University Press. DOI : 10.1515/9781400839926

Galán, Beatriz Pérez. 2012. “Retoricas de turismo y desarrollo en Los Andes: la red de turismo rural comunitario Pacha Paqareq, Perú”. In ¿El turismo es cosa de pobres? Patrimonio cultural, pueblos indígenas y nuevas formas de turismo em América Latina, eds. Raúl H. Asensio, y Beatriz Pérez Galán, 171–200. Lima: Pasos; Instituto de Estudios Peruanos.

Garcia, Pablo. 2018. En el nombre del turista: paisaje, patrimonio y cambio social em Chinchero. Lima: Institutos de Estudios Peruanos.

Gascón, Jordi, e Ernest Cañada. 2005. Viajar a todo tren: turismo, desarrollo y sostenibilidad. Barcelona: Icaria.

Gualli, G. Julian. 2005. “Visión Mundial en el ámbito del desarrollo local”. In Experiencias en gestión y desarrollo local. Quito: Ciudad, Centro de Investigaciones EED/EZE, Universidad Andina Simón Bolívar.

Fuller, Norma. 2009. Turismo y cultura: entre el entusiasmo y el recelo. Lima: Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú.

Marcus, George. 1995. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology 24:.95–117. DOI : 10.1146/annurev.an.24.100195.000523

Mendoza, Ivan. 2015. Desarrollo rural y ONGs en el Perú (1980-2015): algunos puntos críticos y desafíos. Palestra para El Seminario Internacional sobre Desarrollo Rural en la Región Andina y Amazónica. Peru: Desco.

Povinelli, Elizabeth. 2001. Consuming geist: popontology and the spirit of capital in Indigenous Australia. In Millennial Capitalism and the Culture of Neoliberalism, ed. John Comaroff, and Jean Comaroff, 241–70. London: Duke University Press.

Smith, Valene, ed. 1989. Hosts and guests: the anthropology of tourism second edition. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. DOI : 10.9783/9780812208016

Talal, Asad. 1973. Anthropology and the Colonial Encounter. London: Ithaca Press.

Tsing, Anna L. 2005. Friction: an ethnography of global connection. New Jersey: Princeton University Press. DOI : 10.1515/9781400830596

Urry, John. 2002. The tourist gaze, 2nd. ed. London: Sage.

van den Berghe, Pierre L. and Jorge Flores Ochoa. 2000. Tourism and nativistic ideology in Cuzco, Peru. Annals of Tourism Research 27(1): 7–26.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Pratesi de Oliveira, Bruna. 2023. “Delineando Agentes E Políticas De Valor Na Economia Turística Do Vale Sagrado De Cusco”. Anuário Antropológico 47 (1):228-43. https://doi.org/10.4000/aa.9511.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.