UM ESBARRO TITUBEADO NO NARRADOR EVANESCENTE

Autores

  • Daniel Augusto do Nascimento Batista USP e Université Lumière Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i2.23840

Palavras-chave:

Guimarães Rosa; O Espelho; Las Meninas; Diego Velázquez; Narrador evanescente.

Resumo

Este artigo analisa o conto O Espelho, de Guimarães Rosa, e identifica um tipo peculiar de narrador caracterizado pela evanescência ”“ isto é, incapaz de se enxergar no próprio discurso -, que, por analogia, também se faz presente no quadro Las Meninas, de Diego Velázquez, como se mostra em cotejamento complementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Daniel Augusto do Nascimento Batista, USP e Université Lumière Lyon 2

Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), financiado pela FAPESP. Graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Iniciação Científica também financiada pela FAPESP. Graduando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e pela Université Lumière Lyon 2 em convênio de dupla titulação (PITES - Partenariat International Triangulaire d'Enseignement Supérieur). Membro do NUDRAMA (Grupo de Estudos de Dramaturgia Audiovisual) e do GEDD (Grupo de Estudos de Direito Desportivo); ex-membro do Grupo de Direito Civil e do GHHELID (Grupo Hilda Hilst de Estudos em Literatura e Direito), todos da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante no PROLOPE, grupo de estudos sobre a obra de Lope de Vega, na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Tem experiência nas áreas de roteiro audiovisual, história da dramaturgia (com ênfase no Século de Ouro Espanhol), regulação e economia criativa. 

Referências

ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I, São Paulo: Editora 34, 2003.
CORTAZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de cronópio, São Paulo: Perpectiva, 1993.
FOUCAULT, Michel. Les suivantes. In: Les mots et les choses, Paris: Gallimard, 1966.
ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
ROSA, Guimarães. O Espelho. In: Primeiras Estórias, Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

Publicado

2019-08-01

Como Citar

BATISTA, Daniel Augusto do Nascimento. UM ESBARRO TITUBEADO NO NARRADOR EVANESCENTE. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i2.23840. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23840. Acesso em: 24 nov. 2024.