O POETA GREGÓRIO DE MATOS GUERRA NA PERSPECTIVA DOS ROMANCES DE ANA MIRANDA: FICCIONALIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10322Palavras-chave:
Ana Miranda; História; Ficcionalidade; Intertextualidade.Resumo
O presente estudo propõe-se a investigar os recortes nos limites entre literatura e história e a construção intertextual nas obras de Ana Miranda que versam sobre a vida do poeta seiscentista Gregório de Matos, a partir da sua representação ficcionalizada enquanto personagem em duas obras literárias, em análise comparativa. O corpus literário é composto pelo romance Boca do Inferno (1989) e pela biografia romanceada Musa Praguejadora (2014).
Downloads
Referências
AUERBACH, Erich. A Cicatriz de Ulisses. In: AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2007b, p. 1- 20.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Huicitec editora, 2010.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
BOSI, Alfredo. Entre a literatura e a história. São Paulo: Editora 34, 2013.
BURKE, Peter. As fronteiras instáveis entre História e Ficção. In: AGUIAR, Flávio; MEIHY, José Carlos Sebe Bom; VASCONCELOS, Sandra Guardini T. (Orgs.). Gêneros de fronteira: cruzamentos entre o histórico e o literário. São Paulo: Xamã, 1997.
HANSEN, João Adolfo. 2004. A sátira e o engenho. Gregório de Matos e a Bahia do século XVII. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial. Campinas: Edunicamp, 2004.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, poesia, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MIRANDA, Ana. Ana Miranda recria linguagem em novo romance [out. 2011]. Entrevistador: Carolina Alves Leal. Entrevista concedida ao Jornal do Brasil.
____. Boca do Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
____. Musa Praguejadora: A vida de Gregório de Matos. Rio de Janeiro: Record, 2014.
PERRONE”MOISÉS, Leyla. Literatura Comparada, Intertexto e Antropofagia, In: ____. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
REUTER, Yves. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Rio de Janeiro: DIFEL, 2007.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora Campinas, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.