FROM THE DISTURBING SILENCE FOR THE POETIC CALL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i2.13087

Keywords:

Romance; Portuguese writers; Contemporary

Abstract

The literary experimentalism, so in vogue since Neorealism, becomes fertile ground for the Portuguese writers to exercise, in a "liberating" way, their office. This is visible in the way each one appropriates recent events in Portuguese history to produce fictional material, implying the crossing of the real to the imaginary. With this, they imply that from the literary narrative it is possible to question crystallized truths, having only words as a revolutionary instrument. And it is from this idea that in this study we will delve into the specificities of the contemporary Portuguese novel, in addition to emphasizing the visibility of Portuguese novelists in the literary scene before and after the emblematic conflagration that marked the country, the so-called Carnation Revolution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisca Marciely Alves Dantas, UFPI

Mestra em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (2016). Graduada em Letras-Língua e Literaturas Brasileira e Portuguesa pela mesma universidade (2012). Desenvolve estudos na área de Literatura Portuguesa, com ênfase em autores da contemporaneidade, em especial Teolinda Gersão e António Lobo Antunes. Tem experiência na área de Letras, incidindo sobre os temas: Literatura e Filosofia, Romance português contemporâneo, Paisagem, espaço e lugar à luz da Geografia Humanista Cultural.

 

Francisco Renato Lima, UFPI

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (PROUNI - UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM) e Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Coautor do livro: 'Multilinguagens, tecnologias e letramentos em EAD: questões didáticas no Ensino Superior' (Pedro & João Editores/2018). Organizador dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016); 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017); 'Linguagem em (con) texto: discurso e práticas cotidianas' (EDUFPI/2018); 'Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita' (EDUFPI/2018) e 'Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais' (EDUFPI/2018). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Substituto, Classe Auxiliar, Nível - I, da UFPI, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Pedagogia. Professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio do Colégio São Francisco de Sales, Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação. Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação. 

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Santa Catarina: Argos, 2009.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. 2 ed. Tradução de Leyla Porrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
BRIDI, Marlise Vaz. Romance: forma e dissolução na década de 80. In: BUENO, Aparecida de Fátima et al. Literatura Portuguesa: história, memória e perspectivas. São Paulo: Alameda, 2007. p. 75-83.
DANTAS, Francisca Marciely Alves. O leitor à sombra de “A árvore das palavras”. Revista de Letras Dom Alberto. v. 1, n. 6, p. 99-111, ago./dez. 2014.
FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. A arte da espreita: a narrativa portuguesa contemporânea. In: BUENO, Aparecida de Fátima et al. Literatura Portuguesa. História, memória e perspectivas. São Paulo: Alameda, 2007. p. 293-300.
FLORY, Suely Fadul Villibor. O leitor e o labirinto. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.
GOMES, Álvaro Cardoso. A voz itinerante. Ensaio sobre o romance português contemporâneo. São Paulo: Editora USP, 1993.
ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literaturas de Língua Portuguesa: marcos e marcas. In: SANTILLI, Aparecida; FLORY, Suely Fadul Villibor (Org.). São Paulo: Arte & Ciência, 2007.
LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
MARTINS, Maria Antonia Dias. Literatura Portuguesa de resistência: a mulher, a guerra e o intelectual como armas de luta contra o salazarismo. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em História) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: < file:///C:/Users/marcielysp/Downloads/TESE_MARIA_ANTONIA_DIAS_MARTINS%20(1).pdf >. Acesso em: 10 abr. 2015.
PAIVA, José Rodrigues de. Revolução, renovação: caminhos do romance português no século XX. Revista Labirintos. v. 2, n. 5, jan./jul. 2009. Disponível em: <http://www.uefs.br/nep/labirintos/edicoes/01_2009/01_2009.htm >. Acesso em: 11 ago. 2015.
REIS, Carlos. A ficção portuguesa entre a Revolução e o fim do século. Revista Scripta. v. 8, n. 15. p. 15-45, ago./dez. 2004. Disponível em: <http://www.ich.pucminas.br/cespuc/Revistas_Scripta/Scripta15/Conteudo/N15_Parte01_art01.pdf >. Acesso em: 10 abr. 2015.
ROANI, Gerson Luis. Sob o vermelho dos cravos de Abril: literatura e revolução no Portugal contemporâneo. Revista Letras. n. 64, p. 15-32, set./dez. 2004. Disponível em:<http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/roani.pdf >. Acesso em: 13 ago. 2015.
SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SECCO, Lincol. Trinta anos da Revolução dos Cravos. Revista Adusp. p. 6-12. out. 2004. Disponível em: <http://www.adusp.org.br/files/revistas/33/r33a01.pdf >. Acesso em: 14 mar. 2015.
SEIXO, Maria Alzira. A palavra do romance: ensaios de genologia e análise. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.

Published

2019-08-01

How to Cite

DANTAS, Francisca Marciely Alves; LIMA, Francisco Renato. FROM THE DISTURBING SILENCE FOR THE POETIC CALL. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i2.13087. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/13087. Acesso em: 19 may. 2024.