AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v8i1.51002Palavras-chave:
Alfabetização, Educação Infantil, LiteraturaResumo
A alfabetização é um momento que traz novos desafios na vida da criança e, por isso, pode gerar expectativas, angústia e medo, pois cada pessoa tem seu próprio tempo de se alfabetizar. Estudos têm mostrado que a literatura, ao ser incorporada ao processo de ensino e aprendizagem da alfabetização, contribui para o aprendizado da leitura e da escrita. Sendo assim, objetivou-se verificar em que medida o trabalho com a literatura infantil pode contribuir para a alfabetização de crianças que estão no último nível da Educação Infantil. Para tanto, inicialmente, foram aplicados projetos de leitura em duas turmas desse nível de ensino e, posteriormente, verificaram-se os níveis de alfabetização de nove participantes da pesquisa e de sete crianças não participantes. Ao final da pesquisa, verificou-se que os alunos expostos ao projeto literário apresentaram resultados melhores nas habilidades de escrita. Isso pode indicar que o trabalho com literatura na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento da escrita.
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