A NATUREZA SATÍRICA EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS COMO INSTRUMENTO EXPRESSIVO DE CRÍTICA
A INSTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES VIGENTES
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v7i3.49819Palavras-chave:
Natureza satírica, Obra machadiana, Riso cáustico, SátiraResumo
O presente texto faz parte de uma análise entre a natureza satírica na obra de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas e o elemento crítico social. Assim também como visa investigar a relação estabelecida pela sátira entre o instrumento crítico e a quebra dos padrões sociais estabelecidos na sociedade da época. Dessa forma, a sátira figura como um recurso utilizado pelo autor para quebrar, por meio do riso cáustico, as instituições sociais vigentes de época A sátira opera como um ensaio para a liberdade, momento em que se zomba das normas rompendo com estatuto social forjado nos vícios.
Downloads
Referências
ALBERTINI, Verena. O riso e o risível: na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editora e Fundação Getúlio Vargas, 1999.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch; VIEIRA, Yara Frateschi. A cultura popular na Idade
Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2013.
BERGER, Peter L. O riso redentor: a dimensão cômica da experiência humana. Editora
Vozes Limitada, 2017.
DE ASSIS, Machado. Memórias póstumas de Brás Cubas. Ateliê Editorial, 1998.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Vega Universidade, 1979.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Unesp, 2003.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. Editora Companhia das
Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Água Viva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.