ENTRE O ROMANCE E O DIÁRIO: O ESFACELAR DO SUJEITO EM MEIO AO SALAZARISMO

Autores

  • Leonardo Azevedo UFSCar
  • Daniel Marinho Laks UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i3.41706

Palavras-chave:

Arte, Identidade, Literatura portuguesa, Escrita pessoal

Resumo

A tradição da narrativa do eu está presente nos registros desde a antiguidade clássica. Quando apropriada pelo gênero romanesco, que surge em meados do século XVIII, essa escrita, por conta do seu caráter ficcional, nos propicia alcançar diferentes particularidades que a produção puramente autobiográfica não atinge. Com isso, o referido artigo visa compreender como o conceito de memória e identificação, comportados por essa escrita se manifestam na obra Bolor, publicada em Portugal, durante o regime salazarista. Assim, intentamos evidenciar como os conceitos suscitados se estabelecem dentro das interposições de diferentes gêneros literários que o romance se utiliza para, não apenas experimentar novos padrões estéticos literários, mas, também, sugerir, de maneira inexplícita, uma atmosfera de censura e apatia que cerceavam a sociedade portuguesa da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Azevedo, UFSCar

Estudante do curso de licenciatura em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos Literatura, Política e Memória, liderado pelo Prof. Dr. Daniel Marinho Laks. É orientado pelo mesmo docente em seu projeto de Iniciação Científica intitulado "Entre o romance e o diário: o esfacelar do sujeito em meio ao salazarismo", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Daniel Marinho Laks, UFSCar

Professor Adjunto 1A e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com financiamento FAPERJ (Bolsa FAPERJ Nota 10). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com período sanduíche na Universidade de Coimbra (2016). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011).

Referências

ABELAIRA, Augusto. Bolor. Rio de Janeiro: Lacerda, 1999.

FERNANDES, Cleudemar A. O sujeito discursivo: polifonia, heterogeneidade e identidade. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008, p.23-35.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. O que é um autor? 4ª ed. Vega: Passagens, 1992. Tradução de António F. Cascais e Edmundo Cordeiro, p.127-160.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14a ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, p.103-131.

LEJEUNE, Philippe. O Pacto Autobiográfico. O Pacto Autobiográfico: De Rousseau à Internet. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p.15-55.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

AZEVEDO, Leonardo; LAKS, Daniel Marinho. ENTRE O ROMANCE E O DIÁRIO: O ESFACELAR DO SUJEITO EM MEIO AO SALAZARISMO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 3, 2022. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i3.41706. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/41706. Acesso em: 26 abr. 2024.