RETRATOS DE UMA CAPITAL EXCLUDENTE: A MODERNIDADE NO RIO DE JANEIRO EM TRÊS CRÔNICAS DE LIMA BARRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.31257

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar três crônicas de Lima Barreto publicadas em 1907, compreendidas aqui como narrativas históricas que versam sobre os impactos das transformações urbanas no Rio de Janeiro da Belle Époque tropical, higienista e excludente. Assim como em boa parte de sua obra, o autor apresenta nestes três textos uma linguagem crítica com utilização da sátira e da ironia para denunciar as desigualdades sociais vividas no Brasil dos primeiros anos do regime republicano. Com esta análise, nosso objetivo é mostrar o descompasso de um ideal de modernidade importado da Europa e a modernidade excludente, de aparências mas real, presente nas ruas da Capital Federal, satirizada na escrita rápida de Lima Barreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jiliane Movio Santana, UTFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduada em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Assis, em 2006. Especialista em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (programa UNIAFRO - 2015), em Educação pela Universidade Federal de Alfenas/MG (2015) e em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR em 2019). Atuou como professora durante quatro anos na rede municipal de ensino de São Paulo. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais e Assessora do Departamento de Extensão - DEPEX, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba.

Marcelo Fernando de Lima , UTFPR

Graduado em Jornalismo (1992, PUC-PR), mestre (1998) e doutor (2010) em Letras (UFPR), professor-adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba, atuando no Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), nas graduações em Letras e em Comunicação Organizacional e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Trabalhou por uma década como repórter e assessor de comunicação. É autor de Sobre galhos, esqueletos (Aos Quatro Ventos, 1999), Nas trilhas de Saint-Hilaire (FCU, 2002) e Jornalismo cultural e crítica (Editora UFPR/Argos, 2013). Atua também como professor e orientador de TCCEs no Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UTFPR-UAB), ministrando a disciplina de Literatura e Estudos Culturais.

Referências

BARRETO, L. Impressões de leitura e outros textos críticos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016. RESENDE, B. (Org.).

BARRETO, L. Sátiras e outras subversões. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016. CORRÊA, F. B. (Org.)

DEL PRIORE, M; VENÂNCIO, R. P. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: EDIOURO, 2001. p. 269. p. 269-310.

LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dicionário gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.

SCHWARCZ, L.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 318-350.

SEVCENKO, N. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1999.

WHITE, H. Trópicos do discurso. Editora: EDUSP, 1994.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

SANTANA, Jiliane Movio; LIMA, Marcelo Fernando de. RETRATOS DE UMA CAPITAL EXCLUDENTE: A MODERNIDADE NO RIO DE JANEIRO EM TRÊS CRÔNICAS DE LIMA BARRETO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i3.31257. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/31257. Acesso em: 25 abr. 2024.