PENSAR AS CIÊNCIAS HUMANAS COM MIKHAIL BAKHTIN: ALGUNS POSSÍVEIS PERCURSOS DE COMPREENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i1.27087

Palavras-chave:

Mikhail Bakhtin. Ciências Humanas. Círculo de Bakhtin. Filosofia da Linguagem. Teoria Literária.

Resumo

O objetivo desse artigo é proporcionar ao leitor a oportunidade de pensar e problematizar alguns possíveis percursos de compreensão das contribuições de Mikhail Bakhtin e o Círculo para as Ciências Humanas. Para isso, contextualizaresmos  as ideias do Círculo de Bakhtin, relacionando a produção e construção semântica de cada integrante do grupo russo: Bakhtin, Medvedev, Volochinov, Kanaiev, Pumpianski, Judina, entre outros, que nos proporcionaram uma produção coletiva que até hoje muda as bases do pensamento humanista desenvolvido no ocidente. Estes pesquisadores modificaram sensivelmente os estudos da filosofia da linguagem, estudos de teoria literária, ofereceram uma nova visão para os pensamentos de gêneros do discurso e ofereceram conceitos hoje basilares para os estudos linguísticos e humanos, como a polifonia, alteridade, relações dialógicas, etc. Estes conhecimentos funcionam em relação um com o outro. O que se percebe é um elemento que reuniu em si esse diálogo e que com seu nome promove essa interação entre as áreas do saber, com outros pensadores, pesquisas diversas de autores díspares.

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Biografia do Autor

Fábio Marques de Souza, UEPB

Professor no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. Cursou estágio de pós-doutorado no PPGEduC, da UFPE, com pesquisa a respeito da mediação, com o apoio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Mestre (UNESP) e Doutor (USP) em Educação. Licenciado em Letras (Português, Inglês, Espanhol e suas literaturas) e em Pedagogia.

Ivo Di Camargo Jr, Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Licenciado em Letras (UNESP), Mestre e Doutor em Linguística (UFSCar). Líder do “Estudos Bakhtinianos” (UNESP) e vice-líder “[d]O Círculo de Bakhtin em diálogo” (UEPB), grupos de pesquisa cadastrados no DGP do CNPq. Desenvolve pesquisas em linguagem cinematográfica e educação. Professor de Língua Portuguesa na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto e Sertãozinho-SP. 

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

DE SOUZA, Fábio Marques; DI CAMARGO JR, Ivo. PENSAR AS CIÊNCIAS HUMANAS COM MIKHAIL BAKHTIN: ALGUNS POSSÍVEIS PERCURSOS DE COMPREENSÃO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i1.27087. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/27087. Acesso em: 7 nov. 2024.