A ESPHINGE: REFLEXÕES EM TORNO DO GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i3.26805

Palavras-chave:

Ficção Científica, Sociedade, Coelho Neto, Literatura

Resumo

O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão acerca do gênero ficção científica e sua relação com o conhecimento não científico, no início do século XX, a partir da obra A Esphinge (1920) de Coelho Neto, focando nos aspectos sociais da época. Durante muito tempo, as obras de ficção científica se confundiram com narrativas fantásticas e góticas pelo caráter híbrido típico das narrativas especulativas. Muitas obras brasileiras do final do século XIX e início do século XX, buscaram nas crenças e misticismo uma forma de explicitar as incertezas e contradições advindas com os avanços tecnológicos. Nesta perspectivas, como suporte teórico, traremos à baila os estudos sobre ficção científica realizados por Elizabeth Ginway, Roberto de Sousa Causo, Alexander Silva, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auriane Leal Santos, UFMA

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual. Atualmente, estudo na Universidade Federal do Maranhão cursando Letras com habilitação em Inglês; Participo dos grupos de pesquisa nas linhas da Literatura Maranhense, Ficção Científica. 

Naiara Sales Araújo, UFMA

Possui Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2007), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Metropolitana de Londres (2008) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres (2013) e Pós-doutorado pela Universidade de Granada. Atualmente é professora da Universidade Federal do Maranhão onde é professora do mestrado acadêmico em Letras e professora de Língua e Literatura Inglesa na graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua e Literatura Estrangeira, Literatura e outras artes e Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, Literatura, ficção Científica, literatura e cinema e estudos pós-coloniais, Estudos Feministas. É lider do Grupo de Pesquisa FICÇA ( Ficção Científica, Gêneros Pós-Modernos e Representação Artísticas na Era Digital), Lider do Grupo de Pesquisa GEPELA ( Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguìstica Aplicada )coordenadora do Projeto de pesquisa Ficção Científica e Sociedade ( UFMA) e dos projetos de extensão Línguas e Cultura do Maranhão e Cursos de Línguas Estrangeiras.

Referências

CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 9.ED. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2006.
_________________. A personagem do Romance. 11. ED. São Paulo: Perspectiva. 2007.
CARNEIRO, André. Introdução ao Estudo da Science Fiction. São Paulo. 1968.
CAUSO, Roberto de S. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil ”“ 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
COSTA, Luiz Antonio Severo da. O Brasil de 1900 a 1910. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1980.
EWALD, Ariane P. Tecnologia e progresso: O Brasil civiliza-se no século XIX. Revista LOGOS: Comunicação e Universidade, v.6, n. 1, 2001.
GINWAY, M. Elizabeth. Ficção Científica Brasileira: Mitos Culturais e Nacionalidade no País do Futuro. São Paulo: Devir. 2005.
_________. Transgendering in Luso-Brazilian Speculative Fictions from Machado de Assis to the present. Luso-Brazilian Review, v.47, n. 1, 2010.
NETO, Coelho. A Esphinge. Porto: Chardron, 1920.
NEVES, M. de S.: Os cenários da república. O Brasil na virada do século XIX para o século XX. In: DELGADO, Lucília de Almeida Neves e FERREIRA, Jorge Luís (Orgs.). Brasil Republicano: Estado, sociedade civil e cultura política. O tempo do liberalismo excludente. Da Proclamação da República à Revolução de 1930. 1a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003, v. 4.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro. 2009
SEBASTIÃO, Sônia. Sujeito Pós-Moderno: do andrógino a pós-humano. Revista Comunicação & Cultura, n°9 (1646-4877). 2010.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1999.
SILVA, Alexander M. O admirável mundo novo da República Velha: o nascimento da ficção científica brasileira no começo do século XX. Rio de Janeiro, 2008.
__________________. República velha, decadente e colonial: configurações do gótico brasileiro finissecular. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015.
TAVARES, Bráulio. O que é Ficção Científica?. São Paulo: Brasiliense. 1992

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SANTOS, Auriane Leal; ARAÚJO, Naiara Sales. A ESPHINGE: REFLEXÕES EM TORNO DO GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 3, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i3.26805. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/26805. Acesso em: 23 abr. 2024.