METÁFORA E MONTAGEM (OU: DO PROCESSO METAFÓRICO COMO ACOPLAGEM ANALÓGICA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i3.25527

Palavras-chave:

Metáfora, Montagem, Gilbert Simondon, Aby Warburg

Resumo

Neste artigo, tento propor uma compreensão do processo metafórico como montagem analógica e desdobramento relacional de uma acoplagem do orpo com um meio material. Para tanto, apresento o conceito de montagem na filosofia de Gilbert Simondon e no pensamento especulativo de Aby Warburg, assim como na prática artística de Jean-Luc Godard. No final, desdobro essa compreensão de montagem material a partir de três dimensões formais do processo metafórico: a recursão, a compressão e a transdução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Portella Castro, UERJ

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (2011), mestrado em Literatura Comparada - Dartmouth College (2013) e doutorado em literatura comparada (UERJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente no seguinte tema: ecologia, materialismo, estética e antropologia. Gilbert Simondon, Isabelle Stengers. Ficção moderna, romance, Thomas Pynchon

Referências

Referências Bibliográficas:

BALÁSZ, B. Béla Balázs: Early Filme Theory. Visible Man and The Spirit of Film. Tradução de: Rodney Livingstone. CARTER, E. (Ed.). New York/Oxford: Berghahn Books, 2010.

BARAD, K. Meeting the Universe Halfway. Durham: Duke University Press, 2007.

BATESON, G. Steps to an Ecology of Mind. New York: Ballantine Books, 1978.
BENJAMIN, W. The Arcades Project. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
BLACK, M. Models and Metaphors. New York: Cornell University Press, 1962.

______. More about Metaphor. In: ORTONY, A. (Ed.). Metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
CAZEAUX, C. Metaphor and continental philosophy. London: Routledge, 2007.
CHUN, W. Programming Visions. Cambridge: MIT Press, 2011.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
______. Atlas ou o gaio saber inquieto: O olho da história, III. Tradução de: Vera Casanova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

EISENSTEIN, S. Non-indiferrent Nature: Film and the Structure of Things. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

______. Film Form. London: Harvest, 1997.

ERNST, W. Kittler-Time (Getting to Know Other Temporal Relationships with the Assistance of Technological Media). In: IKONIADOU, E.; WILSON, S. (Eds.). Media After Kittler. London: Rowman & Littlefield International, 2015.

GROSZ, Elizabeth. Deleuze, Ruyer and Becoming-Brain: the music of life’s temporality. Parrhesia, n. 15, p. 1-13, 2012.

GRUPO μ. Rhétorique generale. Paris: Larousse, 1970.

LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Philosophy in the Flesh. New York: Basic books, 1999.

______. Metaphors we Live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003.

MICHAUD, P.-H. Aby Warburg e a Imagem em Movimento. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.

QUINE, W. V. Postcript on metaphor. Critical Inquiry, Chicago, v. 5, n. 1, p. 161-162, 1978.

RICOEUR, P. The Philosophy of Paul Ricoeur. Boston: Beacon Press, 1978.

______. La métaphore vive. Paris: Seuil, 1997.



RIDING, L. Further on metaphor. PN Review, Manchester, v. 34, n. 4, 2008.

RUYER, R. La génese des formes vivantes. Paris: Flammarion, 1958.

SAUVAGNARGUES, A. Crystals and Membranes: Individuation and Temporality. In: DE BOEVER, A.; MURRAY, A.; ROFFE, J.; WOODWARD, A. (Eds.). Gilbert Simondon, Being and Technology. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2013. p. 57-72.

______. L’averse du sable, l’atome et l’embrion. Critique, v. 804, n. 5, p. 402-416, 2014.

______. Artmachines. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016.

SIMONDON, G.. L’Individuation à la lumière des notions de forme et de information. Paris: MILLON, 2013.

WAGNER, R. Symbols that stand for themselves. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

CASTRO, Vinicius Portella. METÁFORA E MONTAGEM (OU: DO PROCESSO METAFÓRICO COMO ACOPLAGEM ANALÓGICA). Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 3, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i3.25527. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/25527. Acesso em: 31 ago. 2024.