PENSANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOERÓTICA EM ANATOMIA DA NOITE DE MÁRCIO EL-JAICK
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.22270Palavras-chave:
Identidade; Homoerotismo; Literatura Contemporânea.Resumo
O presente estudo objetiva analisar a identidade homoerótica na obra Anatomia da Noite (2009) de Márcio El-Jaick. Essa análise se debruçará sobre o personagem-narrador Henrique, sujeito de meia idade, homossexual, que experiencia o decorrer de uma noite na capital paulistana e descreve as sensações diversas e ambientes possíveis nos becos e baladas LGBT. Para tanto, nos utilizamos dos estudos de Bauman (2004; 2005) e suas contribuições para a compreensão da identidade no período pós-moderno, bem como Hall (2005) e suas teorias sobre o traçado histórico da identidade e constituição do sujeito. Ainda, Trevisan (1995) contribui ao estudo por apresentar um tratado sociológico no qual desvela as diversas imagens sociais construídas sobre os sujeitos homossexuais no Brasil desde o período colonial. Além desses autores como Foucault (1995; 2015) e Rose (2001) contribuíram diretamente com suas noções de identidade e subjetificação. As análises permitem perceber que a identidade homoerótica de Henrique se revela através de uma experiência do sexo e da sexualidade como forma de escape de uma solidão profunda atrelada a diversas mazelas psicológicas resultadas de conflitos internos e externos do personagem.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3 Ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
EL-JAICK, M. Anatomia da noite. São Paulo: GLS, 2009.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 2 Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10 Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
ROSE, N. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
RESENDE, B. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 3 Ed. São Paulo: Record, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.








