PENSANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOERÓTICA EM ANATOMIA DA NOITE DE MÁRCIO EL-JAICK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.22270

Palavras-chave:

Identidade; Homoerotismo; Literatura Contemporânea.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a identidade homoerótica na obra Anatomia da Noite (2009) de Márcio El-Jaick. Essa análise se debruçará sobre o personagem-narrador Henrique, sujeito de meia idade, homossexual, que experiencia o decorrer de uma noite na capital paulistana e descreve as sensações diversas e ambientes possíveis nos becos e baladas LGBT. Para tanto, nos utilizamos dos estudos de Bauman (2004; 2005) e suas contribuições para a compreensão da identidade no período pós-moderno, bem como Hall (2005) e suas teorias sobre o traçado histórico da identidade e constituição do sujeito. Ainda, Trevisan (1995) contribui ao estudo por apresentar um tratado sociológico no qual desvela as diversas imagens sociais construídas sobre os sujeitos homossexuais no Brasil desde o período colonial. Além desses autores como Foucault (1995; 2015) e Rose (2001) contribuíram diretamente com suas noções de identidade e subjetificação. As análises permitem perceber que a identidade homoerótica de Henrique se revela através de uma experiência do sexo e da sexualidade como forma de escape de uma solidão profunda atrelada a diversas mazelas psicológicas resultadas de conflitos internos e externos do personagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izaías Serafim de Lima-Neto, UERN

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Português pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestrando em Letras pelo Program de Pós Graduação em Letras (PPGL) do CAMEAM/UERN/Pau dos Ferros - RN. Área de estudo: Análise de discurso de Linha Francesa, Michel Foucault, mídias digitais, sexualidade, sexo e constituição de si.

Auríbio Farias Conceição, UEPB

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), e doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba. Cumpriu o estágio - doutorado sanduíche na Université Paris Ouest Nanterre La Défense (FRA). É professor Doutor B DE na Universidade Estadual da Paraíba.

Francisco Vieira da Silva, UFERSA, UERN e IFRN

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Análise do Discurso, mídia e discurso, construção de identidades, bem como a formação de professores numa perspectiva discursiva. Pesquisador do Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN).

Referências

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3 Ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

EL-JAICK, M. Anatomia da noite. São Paulo: GLS, 2009.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 2 Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10 Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

ROSE, N. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

RESENDE, B. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 3 Ed. São Paulo: Record, 1995.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

LIMA-NETO, Izaías Serafim de; CONCEIÇÃO, Auríbio Farias; SILVA, Francisco Vieira da. PENSANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOERÓTICA EM ANATOMIA DA NOITE DE MÁRCIO EL-JAICK. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.22270. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/22270. Acesso em: 27 dez. 2025.