O ÁLBUM ENCANTADO, A RAINHA BRANCA ESPARTILHADA E A SACOLA - ELEMENTOS GÓTICOS NO CONTO DE FORMAÇÃO O ESPARTILHO DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Autores

  • Adriana Mattoso Rodrigues UEL

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12187

Palavras-chave:

Elementos góticos; Contos; Formação Feminia; Lygia Fagundes Telles.

Resumo

O presente artigo faz uma leitura dos elementos góticos do conto O Espartilho de Lygia Fagundes Telles e o significado desses elementos na formação da protagonista. Os elementos serão analisados somente em ordem de importância na narrativa. Dentro do artigo ainda se considera a categoria “conto de formação feminino” que enseja a abordagem de vários elementos do Bildungsroman feminino na análise do corpus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mattoso Rodrigues, UEL

Possui graduação em Letras Português pela Universidade de Brasília (2007), graduação em Letras Francês pela Universidade de Brasília (2006) e mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina atuando no ensino de língua francesa como língua estrangeira, práticas orais e escritas. Pesquisa sobretudo Literatura de autoria feminina principalmente os seguintes temas: feminismo, literatura, repressão sexual, representação e identidade. De setembro de 2014 a outubro de 2017 esteve de licença maternidade

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Matins Fontes, 2003.

MAAS, Wilma Patrícia Dinardo. O cânone Mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

PINTO, Cristina Ferreira. O Bildungsroman feminino: quatro exemplos brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1990.

SCHWANTES, Cíntia. Interferindo no cânone: a questão do Bildungsroman feminino com elementos góticos. Tese de doutorado. UFRGS, 1998.

TELLES, Lygia Fagundes. O Espartilho. In: A Estrutura da Bolha de Sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

RODRIGUES, Adriana Mattoso. O ÁLBUM ENCANTADO, A RAINHA BRANCA ESPARTILHADA E A SACOLA - ELEMENTOS GÓTICOS NO CONTO DE FORMAÇÃO O ESPARTILHO DE LYGIA FAGUNDES TELLES. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12187. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12187. Acesso em: 27 abr. 2024.