Água viva: uma escritura como exercício de pintura em Clarice Lispector

Autores

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edgar Cézar Nolasco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v1i1.10774

Palavras-chave:

Clarice Lispector; pintura; cultura.

Resumo

Em nosso trabalho, procuramos analisar comparativamente as produções pictóricas e literárias da escritora Clarice Lispector, tendo em pano de fundo toda a realidade conturbada brasileira da década de 1970, principalmente no atinente às questões culturais. Nosso estudo centrou-se, principalmente, na produção intelectual da escritora concernente à década de 70, a exemplo dos livros Água viva (1973), A via crucis do corpo (1974), Onde estiveste de noite (1974) e A hora da estrela (1977), e dos 18 quadros pintados pela escritora entre os anos de 1975 a 1976. Tal estudo teve como embasamento teórico o que postulam os Estudos Culturais e os Estudos Comparados latino-americanos contemporâneo. A partir do que propõem tais teorias, foi possível concluir que a escritora valera-se das relações de amizades com outros escritores e artistas plásticos renomados, da sua posição social como esposa de diplomata, e ainda de sua carreira como jornalista, para complementar sua produção intelectual da época tornando-a multifacetada. Concluiu-se também que a obra Água viva, além de poder ser lida como uma teoria da própria pintura clariciana, também pode ser lida, mesmo que metaforicamente, como um diário pessoal da escritora, graças ao que postulam os Estudos Culturais no que se refere às novas possibilidades de se escrever uma biografia.  

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do 4º ano do curso de Artes Visuais ”“ Licenciatura ”“ habilitação em Artes Plásticas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Iniciação Científica ”“ PIBIC/CNPq ”“ agosto de 2006 a dezembro de 2009. Em todos os Projetos de Iniciação Científica o autor desenvolveu pesquisa sobre as obras pictóricas e Água viva: ficção de Clarice Lispector. Membro do NECC ”“ Núcleo de Estudos Culturais Comparados ”“ UFMS. Coordenador do NECC-ENTREVISTAS: intelectuais em foco ”“ UFMS.

Edgar Cézar Nolasco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Doutor da Graduação em Letras e da Pós-Graduação do Curso de Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Curso de Pós- Graduação em Letras. Orientador da Pesquisa de Iniciação Científica. Pesquisador do CNPq. Coordenador do NECC ”“ Núcleo de Estudos Culturais Comparados ”“ UFMS.

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Publicado

2011-04-14

Como Citar

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio; NOLASCO, Edgar Cézar. Água viva: uma escritura como exercício de pintura em Clarice Lispector. Revista Água Viva, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.26512/aguaviva.v1i1.10774. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10774. Acesso em: 6 maio. 2024.