Decadência e resistência do moderno na paisagem cabralina
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v1i2.10416Palavras-chave:
Paisagem; Modernismo; Simbolismo; João Cabral de Melo Neto.Resumo
A paisagem é um elemento fundante na literatura brasileira e ganhou novo vigor na obra de poetas modernistas, quando buscavam interpretar o Brasil com o foco em uma desejada interdependência cultural. Em tempos progressistas, paradoxalmente retomava-se a paisagem, um tema caro à s nossas obras coloniais, com o intuito de modernizar a literatura e a nação. João Cabral de Melo Neto iniciou sua carreira em um momento de canonização do Modernismo ”“ este já não proclamava o novo e nem grandes projetos de nação. A paisagem, no entanto, permaneceu como um objeto fecundo na obra de Cabral e de verdadeira eficácia estética para problematizar um país permeado pela modernidade sem ser, contudo, moderno.Downloads
Referências
ADORNO, T. W. “Palestra sobre lírica e sociedade”. In: Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003
ARAÚJO, Homero Vizeu. O poema no sistema. Rio Grande do Sul: Editora UFRGS, 2002
CANDIDO, Antonio. “Literatura e subdesenvolvimento”. In: A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006
_________________. Org. DANTAS, Vinícius. Textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades, Ed. 34, 2002
JAMESON, Fredric. “Reificação e utopia na cultura de massa”. In: Marcas do visível. São Paulo: Ed. Graal
________________. Org. CEVASCO, Maria Elisa, Trad. CEVASCO, Maria Elisa; SOARES, Marcos César de Paula. “‘Fim da arte’ ou ‘fim da história’?”. In: A cultura do dinheiro: ensaios sobre globalização. Rio de Janeiro: Vozes, 2002
NETO, João Cabral de Melo. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.