RELAÇÕES FRATERNAS E CRISE DA MASCULINIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i2.10335Palavras-chave:
Literatura; Dramaturgia; Masculinidade; Relações Fraternas; Nelson Rodrigues.Resumo
As relações fraternas das peças teatrais Perdoa-me por me traíres (1957) e Toda nudez será castigada (1965), ambas de Nelson Rodrigues, discutem como se formam os territórios da similaridade e da dessemelhança dentro de uma relação entre dois irmãos homens que se veem na obrigação de obedecer a valores que regem um ideal social de masculinidade. Essas obras representam homens cordiais e severos, que confirmam modelos culturais daquilo que tradicionalmente significa ser homem.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9 Edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
GOLDSMID, Rebeca & FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Relação fraterna: constituição do sujeito e formação do laço social. Psicologia USP, São Paulo, v. 22, n. 4. p. 771-787, 2011.
GUSMÃO, Henrique Buarque. Nelson Rodrigues leitor de Gilberto Freyre: o projeto teatral rodriguiano em aliança com a Sociologia freyreana. Sociedade e Estado, Brasília, v. 23, n. 1, p. 89-112, jan./abr. 2008.
LOPES, Angela Leite. Nelson Rodrigues: trágico, então moderno. 2 Ed.. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
MAGALDI, Sábato. Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004.
RODRIGUES, Nelson. Perdoa-me por me traíres. Roteiro de Leitura e notas de Flávio Aguiar. 2 Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
____. Toda nudez será castigada. Roteiro de Leitura e notas de Flávio Aguiar. 3 Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012b.
SIQUEIRA, Elton Bruno Soares. Perdoa-me por me traíres e os territórios da masculinidade. Graphos. João Pessoa, v. 12, n. 1, jun./2010, p. 135-151.
WELZER-LANG, Daniel. Os homens e o masculino numa perspectiva de relações sociais de sexo. In: Masculinidades. Organização de Mônica Raisa Schpun. São Paulo: Boitempo Editorial; Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004, p. 107-128.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.