Novos paradigmas epistemológicos: atores humanos e não humanos na ampliação das experiências sociais
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v25i52.45365Palavras-chave:
Teoría Actor-Red., Ecología de Saberes., Krenak.Resumo
Por intermédio da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, associado a um debate com a Ecologia de Saberes, de Boaventura Santos, este artigo tem o objetivo central de estabelecer condições de pensar novos paradigmas epistemológicos. Pelo reconhecimento da participação do não humano na esfera do social, incorporamos esse elemento à leitura de uma epistemologia do Sul, em específico, no caso, a do grupo indígena Krenak. Ancorados na forma como o povo Krenak tece suas interpretações do mundo que os cerca, constatamos uma expansão das suas experiências sociais, fruto da interação entre fatores humanos e não humanos na revelação e na emergência de saberes oriundos de tal amálgama conceitual.
Downloads
Referências
BECK, Ulrich. Sociedade de risco. São Paulo: Editora 34, 2010.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo/Rio de Janeiro: Ubu Editora/Ateliê de Humanidades Editorial, 2020.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34, 2013.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Salvador: Edufba, 2012. Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.
MARTINEZ-ALIER, Joan. O ecologismo dos pobres: Conflitos ambientais e linguagens de valoração. São Paulo: Contexto, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Ciência e senso comum. In: _____. Introdução a uma ciência pós-moderna. São Paulo: Graal, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: A afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004, p. 777-813.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre a ciência. Porto: Edições Afrontamento, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SER Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.