Novos paradigmas epistemológicos: atores humanos e não humanos na ampliação das experiências sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v25i52.45365

Palavras-chave:

Teoría Actor-Red., Ecología de Saberes., Krenak.

Resumo

Por intermédio da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, associado a um debate com a Ecologia de Saberes, de Boaventura Santos, este artigo tem o objetivo central de estabelecer condições de pensar novos paradigmas epistemológicos. Pelo reconhecimento da participação do não humano na esfera do social, incorporamos esse elemento à leitura de uma epistemologia do Sul, em específico, no caso, a do grupo indígena Krenak. Ancorados na forma como o povo Krenak tece suas interpretações do mundo que os cerca, constatamos uma expansão das suas experiências sociais, fruto da interação entre fatores humanos e não humanos na revelação e na emergência de saberes oriundos de tal amálgama conceitual.

 

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Vanzo, UFPR

Possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação em Licenciatura, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação de Sociologia (PPGSocio) da mesma instituição (UFPR). Atualmente é Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Narayana Astra van Amstel, UFPR

Atualmente cursa Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Educação Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e Mestrado em Educação Física pela mesma instituição.

Referências

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Publicado

01/31/2023

Como Citar

VANZO, Pedro Henrique; AMSTEL, Narayana Astra van. Novos paradigmas epistemológicos: atores humanos e não humanos na ampliação das experiências sociais. SER Social, [S. l.], v. 25, n. 52, 2023. DOI: 10.26512/ser_social.v25i52.45365. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/45365. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos