Chamada de artigos para o Número 57 da Revista SER Social - "Violência e Estado Penal"
A Comissão Editorial e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Raça, Juventude e Violência – RAJ/UnB convidam pesquisadores/as do Serviço Social, da Política Social e áreas afins a enviarem seus trabalhos para o Número 57 da Revista SER Social, que apresenta o tema Violência e Estado Penal.
A violência presente de diversas formas no âmbito da sociedade produz não apenas danos, mas também a necessidade de respostas, por parte dos próprios sujeitos sociais, e sobretudo do Estado. Ao longo do tempo, instituições como exércitos, polícias e presídios foram se complexificando. As respostas estatais, cada vez mais sistemáticas e organizadas em torno de sistemas, mobilizam não apenas respostas à violência, mas também uma enorme concentração de poder, fazendo deste um dos principais temas políticos, por exemplo, em razão do clamor social por direitos como segurança e justiça. A complexificação desta questão e das dinâmicas e respostas que dela decorrem resultou na consolidação daquilo que hoje denominamos como Estado penal. Entendido, não como um Estado à parte, e nem como uma oposição ao chamado Estado social, o Estado penal concentra por meio desta categoria o conjunto de instituições e estratégias adotadas pelo Estado moderno, que instrumentaliza tanto a promoção de direitos sociais quanto o uso da força para garantir sua perpetuação e a manutenção da ordem social que interessa às forças hegemônicas.
Nas últimas décadas, os estudos mais sistematizados acerca dessa temática e seus desdobramentos vem sendo realizados no âmbito do Direito, pela via da Criminologia, e da Sociologia, em torno do que se denominou como Sociologia da Violência. Todavia, no âmbito do Serviço Social e da Política Social, duas áreas de conhecimento com uma importante e particular contribuição acerca desta temática, esta discussão ainda se encontra dispersa e pouco organizada do ponto de vista teórico. Esforços recentes vêm buscando estruturar um campo para os estudos no âmbito do Serviço Social e da Política Social que abordam temáticas como socioeducação, justiça juvenil, sistema penal, genocídio, extermínio da juventude negra, proteção a testemunhas e defensores dos direitos humanos, planos para a redução de homicídios, segurança pública, guerra às drogas, justiça, entre outros. Esses estudos estariam relacionados às temáticas violência e Estado penal, e é no sentido de contribuir para a consolidação desse campo que nós do RAJ em parceria com a comissão editorial propomos este número temático.
Convidamos todos/as os/as pesquisadores/as desta área temática multidisciplinar a enviarem seus trabalhos. Em especial, reforçamos o convite aos/às pesquisadores/as em Serviço Social e Política Social, na intenção de contribuir para a consolidação do campo, considerando a capacidade particular de escrever a partir da realidade vivida profissionalmente por assistentes sociais, bem como os estudos de caráter aplicado e propositivo, característicos da Política Social, se comparado a outros campos eminentemente teóricos. Dada a relevância e urgência do tema, e a fragilidade de sua organização nessa área, a construção desta edição se faz ainda mais necessária.
Os artigos podem ser redigidos nos idiomas: português, espanhol ou inglês. As normas para a elaboração e submissão dos artigos encontram-se disponíveis em: submissões .
Destacamos ainda para que no momento da submissão do artigo, o autor selecione a opção "artigos temáticos" como opção de seção.
Aguardamos sua contribuição!
Período de submissão do artigo: 2 de dezembro de 2024 a 31 de março de 2025.
Previsão de Publicação: Julho de 2025
Comissão Editorial da Revista SER Social e RAJ/UnB.