Chamada de artigos para o Número 56 da Revista SER Social - "Comunicações e Políticas Sociais"

18-06-2024

Para o Número 56 da Revista SER Social, a partir do convite da Comissão Editorial, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Comunicação Pública, Assistência Social e Serviço Social – COMPASS traz como proposta o tema Comunicações e Políticas Sociais. O sentido de falarmos sobre comunicações é reconhecer que as fronteiras entre telecomunicações, radiodifusão e big data têm sido diluídas e está dada a mercantilização da vida que ocorre por processos distintos e complementares como a digitalização; a datificação da sociedade – que significa a produção e a coleta de dados sobre nós e sobre tudo; a modulação de comportamentos e a ampliação da vigilância (capitalismo de vigilância). Ou seja, é a junção da esfera da informação, da publicidade e da cultura de massa, a mescla do texto, do som e da imagem que agora podem ser utilizadas na produção da informação, à princípio, por qualquer indivíduo e lançada em rede dificultando se fazer distinções nítidas entre o mundo da mídia, o mundo da comunicação, o mundo que poderíamos denominar de cultura de massas e o mundo da publicidade. As informações circulam e migram de uma mídia a outra sem se saber ao certo a origem da fonte ou mesmo a que se objetivam. Estudos indicam que cerca de 62% da população não sabe identificar uma fake news. Outra característica da linguagem deste tempo e que aos poucos foi sendo naturalizada na sociedade é o discurso rápido, com vistas a evitar o tédio. Tudo é feito a partir de um modelo publicitário que utiliza artigos curtos, frases breves e títulos impactantes e com elementos de espetacularização ou de dramatização para que se provoquem emoções. A comunicação é construída de forma bem elementar e simples, por meio de um discurso infantilizante, uma vez que articula simplicidade, brevidade e superficialidade de uma maneira emocional, com vistas a possibilitar a compreensão da maioria dos indivíduos. A era digital tem alterado a totalidade das relações sociais, pautando uma mudança de época. São tempos marcados pelas tecnologias de inteligência, estando toda a dinâmica do capitalismo apoiadas nas TICs - nova base técnica para a economia capitalista. Diante deste cenário, importa assegurar espaço para as produções acadêmicas que têm se aprofundado acerca da relação entre comunicação, políticas sociais e Serviço Social. Queremos publicizar, a partir da leitura crítica da realidade, o que tem sido pesquisado, analisado e experenciado no campo das políticas sociais em relação à comunicação para além da instalação das TICs como instrumento de gestão das políticas sociais. Queremos conhecer como a classe trabalhadora tem reagido, no contexto das políticas sociais, à desinformação investida por setores conservadores da sociedade. Como as comunicações têm sido utilizadas para a formação cidadã, o fortalecimento da democracia e a politização do sujeito histórico, assumindo contornos de comunicação pública? O que estudos e pesquisas têm apontado sobre a educação popular em tempos de comunicações? Quais riscos à emancipação dos trabalhadores são trazidos ou aprofundados por essas comunicações que segmentam, objetivam e individualizam desejos e expectativas, dificultando a ação coletiva e as lutas populares? Este número da Revista SER Social quer trazer para o centro do debate a compreensão da comunicação como um direito humano transversal às políticas sociais. Por isto, pautamos as comunicações para assegurar que os diversos estudos acerca deste
tema amplo e cada vez mais complexo possam ser conhecidos. Afinal, é um tempo em mudanças e nos compete ousar para transformar.

Os artigos podem ser redigidos nos idiomas: português, espanhol ou inglês. As normas para a elaboração e submissão dos artigos encontram-se disponíveis em: submissões . Aguardamos sua contribuição!


Período de submissão do artigo: Até 23 de setembro de 2024.
Previsão de Publicação: Dezembro de 2024.

Comissão Editorial da Revista SER Social e Compass.